Em junho, o Google anunciou uma novidade para o Google Play: os apps poderiam ser atualizados de forma incremental. Ou seja, você não precisaria baixar o app inteiro a cada nova versão.

De acordo com o Android Police, esta função está disponível agora mesmo – eles até fizeram um vídeo para demonstrá-la. E a diferença no download pode ser enorme: a atualização do Instagram tem 3MB; o app inteiro tem 13MB.

Com o Smart App Updates (Atualizações Inteligentes de App), só é feito o download das partes do app que mudaram. Como aponta o site The Verge, o Google Play ainda mostra a barra de download para o app inteiro, mas ele só baixa a atualização: você vai notar que o processo fica bem mais rápido, mesmo que sua conexão seja a mesma.

A novidade foi apresentada junto ao Jelly Bean, mas funciona em versões anteriores do Android, já que foi implementada nos servidores. É uma boa novidade para economizar banda, e principalmente tempo – atualizações menores serão mais rápidas. [Android Police via The Verge]