No Google+, marcar com +1 agora é (quase) como curtir no Facebook
No Facebook, quando você curte um post, ele geralmente aparece para seus amigos (dependendo das configurações de privacidade). No Google+, marcar um post com +1 era praticamente um segredo entre você e o autor do post. Isso mudou.
Esta semana, a rede social do Google aproximou seus +1 do “Curtir” no Facebook.
Agora o Google+ “destaca ocasionalmente” os posts que foram marcados com +1 pelos seus círculos. Por mais que você não siga uma pessoa ou página, ela pode aparecer no seu stream. Da mesma forma, se você marcar um post com +1, ele pode aparecer no stream dos seus seguidores.
Assim como no Facebook, o Google+ respeita a privacidade de cada post: se ele estiver restrito a um círculo, quem estiver fora dele não o verá, por mais que você o marque com +1.
Mas, ao contrário do Facebook, você pode desativar essa função: basta ir até este link. Lá, seus +1 estarão marcados como visíveis para “círculos estendidos”; mude isto para “somente você” e pronto.
Como dissemos antes, não é surpresa que Google+ e Facebook tentem aproximar suas funcionalidades – especialmente a rede de Mark Zuckerberg. Mas, como sempre, redes sociais não dependem tanto assim de funções para terem sucesso: elas precisam de massa crítica, ou seja, de uma quantidade suficiente de pessoas para decolar. Novos usuários entram porque os amigos estão usando, e atraem ainda mais usuários.
Em maio, eram 190 milhões de usuários ativos no stream do Google+, e 390 milhões de pessoas marcando coisas com +1 (no Google Play, YouTube etc.). Pouco a pouco, isto vai se tornando cada vez maior. Se mesmo assim o Google+ for uma cidade-fantasma para você, esta nova função deve trazer mais posts ao seu stream. [Google+ via The Next Web via The Verge]