Google+ ganha recursos poderosos para editar fotos (mas só no Chrome)
Há tempos, o Google+ tem foco em fotografia. Este ano, o Google está apostando ainda mais nessa área: com o redesign da rede social, em maio, vieram recursos sensacionais para fotos – um deles era aplicar correção automática nas fotos.
Agora, esse recurso automático ganhou controles para ajuste manual, e você pode usá-lo a partir de hoje no computador – se usar o navegador certo.
O Google+ faz um trabalho admirável – porém inconstante – ao aplicar ajustes de imagem nas fotografias enviadas ao serviço, mas claramente a ideia aqui é que um toque humano pode ajudar.
Por isso, agora existem controles deslizantes de brilho, contraste, saturação, redução de ruído, desfoque de movimento (blur), bordas (vignette) e muitos outros. Há também ferramentas bem úteis de ajuste local, e uma série de filtros diferentes para você brincar.
Para usar o recurso, basta abrir uma foto sua e clicar em “Editar”. No entanto, você precisa do Chrome: ele usa código nativo e depende do NaCl (Native Client), presente apenas no navegador do Google.
É importante notar também que o recurso está sendo liberado aos poucos, então se você não vê-lo ainda, calma que está chegando. Os filtros, por sua vez, estão presentes inclusive nos apps do Google+ para iOS e Android.
O Google+ ainda oferece outros recursos para fotos, como 15GB para imagens em resolução máxima (compartilhados com Gmail, Drive e outros) e espaço infinito para fotos em tamanho padrão.
Ele também usa um algoritmo para remover fotos sem foco ou duplicadas, e ainda possui o Auto Awesome, que permite aplicar efeitos nas fotos – entre eles, temos HDR, panorama e até GIFs animados de fotos sequenciais. São recursos que vêm do Snapseed, cuja desenvolvedora foi adquirida pelo Google no ano passado. [Google+ via The Verge]