_Tecnologia

Google pode criar sua própria versão para Android do Find My da Apple

Versão beta do Google Play Services revelou que a empresa pode estar trabalhando em sua própria rede de localização.

google logo

Imagem: Robyn Beck / AFP (Getty Images)

Com o lançamento dos AirTags da Apple, todos vimos o quão poderosa e útil a rede Find My pode ser para encontrar itens perdidos em nossas casas ou por aí. Aparentemente, o Google também percebeu esse poder e está preparando sua própria versão da rede para dispositivos Android.

Nos últimos dias, o XDA Developers desmontou o APK da última versão beta do Google Play Services e notou referências a uma possível rede Find My Device (“encontre meu aparelho”, em tradução livre). Não está claro se esse é um nome comercial para a rede, mas ele aparece no código como “título da rede”.

O site também encontrou uma suposta descrição da rede Find My Device. “Permite que seu telefone ajude a localizar seus dispositivos e os de outras pessoas”, diz a descrição.

Conforme apontado pelo site, o Google é a única outra empresa que poderia construir uma rede de rastreamento de dispositivos tão grande quanto a rede Find My da Apple. A empresa da maçã diz que quase 1 bilhão de dispositivos estão conectados ao Find My. No caso das AirTags, quando um desses chega perto de uma tag, o Find My comunica a localização ao proprietário da referida AirTag de forma anônima e privada.

Agora, se o Google deseja construir uma rede semelhante, o XDA Developers aponta que pode utilizar o aplicativo Google Play Services, que está em quase todos os dispositivos Android. O Google Play Services é usado para atualizar aplicativos do Google e da Google Play Store. Além disso, a empresa afirma que o aplicativo fornece serviços como autenticação, contatos sincronizados, acesso às configurações mais recentes de privacidade do usuário e serviços baseados em localização de maior qualidade e menor uso de energia.

Não está garantido

Isso não quer dizer que o Google ainda não oferece aos usuários uma maneira de encontrar seus dispositivos perdidos. Ele tem o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo” na Play Store, mas esse aplicativo só pode encontrar telefones, tablets ou relógios que estejam conectados à sua conta do Google. Segundo o XDA Developers, se o Google realmente criar sua própria rede Find My Device, isso provavelmente dará aos usuários do Android a capacidade de ajudar outros usuários a localizar seus dispositivos, como a Find My da Apple.

Este conceito foi descoberto na última versão beta do Google Play Services, então não é certeza. Teremos que esperar para ver. No entanto, apenas a indicação de que o Google está trabalhando nisso é bom para quem perde dispositivos. Se o pior acontecer, teremos mais chances de encontrá-los.

Sair da versão mobile