Google quer usar o GPS do carro para monitorar buracos nas ruas
Buracos são perigosos: eles podem danificar um veículo. O Google quer facilitar a vida dos motoristas ao usar o sistema GPS do carro para detectar buracos na pista, e usar isso para definir uma rota mais confortável até o seu destino.
Passar por cima de um buraco é algo que pode prejudicar o alinhamento do seu carro, ou até causar danos mais graves. Não só isso: eles também causam lentidão, considerando que carros precisam se desviar deles em ruas congestionadas. O Google entrou com um pedido de patente de um sistema que monitora automaticamente e cria relatórios sobre qualidade das ruas, permitindo que a empresa crie um banco de dados com as ruas mais e menos esburacadas de uma cidade para melhorar as sugestões de navegação. E, de quebra, isso também pode ajudar os carros autônomos do Google quando eles estiverem nas ruas.
>>> Assine a newsletter semanal do Gizmodo
Grande parte dos veículos hoje em dia estão equipados com algum tipo de sistema GPS, que, quando conectados a sensores de movimento posicionados em qualquer parte do veículo, podem ser usados para coleta de informações sobre onde e quando o veículo passa por algo que possa indicar a presença de um buraco.
O sistema pode ser esperto o suficiente para ignorar os dados de um veículo que está dirigindo off-road com base na sua localização. E quando centenas e centenas de veículos informarem a mesma coisa, fica fácil definir com precisão onde estão e quais são as ruas mais esburacadas da cidade, permitindo que o Google Maps forneça uma rota mais segura até o seu destino. [Free Patents Online via Autoblog]
Foto por Shutter Stock/Julien_N