_Saúde

Google cria ferramenta de realidade aumentada que mostra distância segura para evitar coronavírus

Partes do Brasil estão começando a abrir o comércio, mas como o COVID-19 continua a afetar todo o País, ainda é importante manter o distanciamento social adequado. Para ajudar a ficar mais fácil visualizar a distância segura, o Google criou uma ferramenta simples de realidade aumentada chamada SODAR. Na verdade, a ferramenta é tão simples […]

Captura de tela: Google

Partes do Brasil estão começando a abrir o comércio, mas como o COVID-19 continua a afetar todo o País, ainda é importante manter o distanciamento social adequado. Para ajudar a ficar mais fácil visualizar a distância segura, o Google criou uma ferramenta simples de realidade aumentada chamada SODAR.

Na verdade, a ferramenta é tão simples que você nem precisa de um aplicativo para usá-la. Você precisa simplesmente visitar o site do SODAR por este link usando o Chrome (ou acessá-lo usando o código QR), e seu navegador se tornará uma ferramenta independente que usa as câmeras do celular para desenhar um perímetro de dois metros ao seu redor.

A desvantagem é que, embora o SODAR não exija nenhum sensor ou hardware especial, atualmente a ferramenta está disponível apenas no Chrome para dispositivos Android. A maioria dos telefones e tablets Android fabricados nos últimos dois anos é compatível, mas ele não funciona em aparelhos iOS, macOS ou Windows — pelo menos por enquanto.

Além disso, como o SODAR é apenas uma diretriz para ajudar as pessoas a manter o distanciamento social, você não deve esperar uma precisão milimétrica.

Testei rapidamente o SODAR em um Samsung Galaxy Z Flip. Depois que abri o site no meu telefone, dei permissão para ele acessar a câmera do meu telefone e, em seguida, apontei para o chão para ajudar a calibrar a ferramenta. Apareceu um simples círculo AR branco marcando o espaço ao meu redor reservado para o distanciamento social. O círculo se ajusta automaticamente, dependendo de para onde você aponta o telefone.

Felizmente, o limite de dois metros do SODAR é na verdade um pouco maior que o 1,8 metro de distância recomendado pelo CDC dos EUA. Portanto, mesmo que a ferramenta erre para menos, não tem tanto problema.

Infelizmente, com o número de mortes por COVID-19 no Brasil chegando perto de 30 mil, até mesmo uma ferramenta simples para ajudar as pessoas a manter o distanciamento social é uma adição bem-vinda.

Sair da versão mobile