Todo mundo odeia spam por SMS. E, agora, alguns usuários do Android estão relatando ver alertas sobre um novo recurso de proteção do Google contra esse tipo de conteúdo em seu app Mensagens.

De acordo com o Android Police, a atualização para ser um lançamento limitado, já que não está disponível para todos os dispositivos ainda. Aqueles que já contam com a funcionalidade estão relatando uma notificação ao abrir o app Mensagens, anunciando a nova configuração e dizendo: “Para ajudar a proteger contra spam, alguns dados sobre suas mensagens, mas não seu conteúdo, são enviados para o Google”. O recurso de proteção contra spam pode ser ativado ou desativado manualmente por meio das configurações avançadas do Android, segundo capturas de tela publicadas pelo Android Police.

Quando a proteção é ativada, os dados coletados pelo Google não incluem o conteúdo das mensagens do usuário ou seu número de telefone, segundo o site de suporte da empresa. Isso contrasta com as denúncias de spam enviadas manualmente pelos usuários para a companhia, que incluem a mensagem completa enviada pelo remetente de spam (além de uma cópia que pode ser enviada também para as operadoras). Entramos em contato com o Google para mais informações sobre seus planos de lançamento e detalhes dos dados coletados por seu novo recurso, mas ainda não tivemos uma resposta.

Claro, se você não confia que o Google manterá sua palavra, dá para simplesmente parar de trocar SMS e ir para um aplicativo criptografado de terceiros como o WhatsApp (como basicamente todo mundo faz).

[Android Police]