Já tem uns meses que circulam rumores pela internet de que o Google está criando a sua própria rede LTE. Agora, o Wall Street Journal afirma que a gigante das buscas está desenvolvendo secretamente seu próprio tipo de rede de dados sem fio.

A reportagem está focada em arquivos da FCC encontrados pelo engenheiro Steven Crowley. Parece que o Google está pronto para testar o novo sistema no seu campus em Mountain View, que vai usar 50 estações-base e 200 “dispositivos de usuários”. Advogados da empresa tentaram redigir parte do documento, alegando que:

“A informação confidencial requerida diz respeito ao altamente competitivo mercado de eletrônicos de consumo.”

Parece excelente, mas quem sabe por onde começar a especular em uma declaração dessas. Bizarramente, a rede vai oferecer cobertura apenas para dispositivos desenvolvidos para acessar frequências entre 2524 a 2625 megahertz. O seu lado nerd vai perceber que é uma seção nem um pouco padrão de espectro em termos de comunicação móvel de consumo. De fato, é apenas parte do espectro da Clearwire – que a Dish está tentando comprar.

Claro, o Google faz todos os tipos de maluquices no campus em Mountain View, então não sabemos se o projeto vai resultar em alguma coisa. Mas considerando o histórico do Big G de entregar resultados impressionantes, se isso for uma coisa, pode ser que valha a pena ficar empolgado. [Wall Street Journal via Verge]

Imagem via AP