_Android

Emulador de PlayStation para Android é removido do Market por causa do Xperia Play?

Sony Ericsson Xperia Play rodando psx4droid Nós já falamos aqui sobre o psx4droid, emulador de PlayStation 1 para Android. Ele está disponível no Android Market faz oito meses, mas hoje foi removido sem mais nem menos. O desenvolvedor lembra que “o Xperia Play da Sony deve estar chegando logo”. E a resposta oficial do Google […]

Sony Ericsson Xperia Play rodando psx4droid

Nós já falamos aqui sobre o psx4droid, emulador de PlayStation 1 para Android. Ele está disponível no Android Market faz oito meses, mas hoje foi removido sem mais nem menos. O desenvolvedor lembra que “o Xperia Play da Sony deve estar chegando logo”. E a resposta oficial do Google só nos deixa com mais dúvidas:

Nós removemos apps do Android Market que violam nossas políticas.

Tá, Google, mas o app violou qual política? Desta lista de coisas erradas que os apps não podem fazer, só daria pra acusar o app de violar propriedade intelectual – jogos pirateados, pra ser mais claro. Mas o psx4droid não fornecia ROMs, era só um emulador. E todos os outros emuladores continuam no Market – inclusive o FPse, que emula… o PlayStation!

Parece que o problema está na violação de licença de software livre – o psx4droid é baseado no código de outro emulador chamado PCSX. O usuário MachaHack do Reddit diz que “o psx4droid viola o direito de cópia do PCSX, ao usá-lo sem aderir aos termos da GPL. O Google já sabia disso há algum tempo.” Seria melhor se o Google desse uma resposta menos genérica, então… No fim, não sabemos ao certo por que o app foi removido do Market.

Vale lembrar que não é porque o Google removeu o app do Market que você não pode mais instalá-lo. Se o desenvolvedor ZodTTD disponibilizar o app em formato .apk no site dele, por exemplo, seria só baixar e instalar. Mas ele quer evitar métodos alterntivos de distribuir seu app. Também é bom ressaltar que ZodTTD não foi banido do Market: os outros apps dele ainda estão lá.

Bem, enquanto o psx4droid não volta, você pode baixar o FPse por R$8,40. E se você já tinha comprado o psx4droid, pode continuar usando sem problema: ele foi removido apenas do Market, não do seu celular. [ZodTTD via Reddit via Mobiputing via Engadget]

Foto por Engadget

Sair da versão mobile