_

Google se mexe para permitir impressões a partir da nuvem

O Google deu a entender o seu desejo de colocar tudo -- inclusive a impressão -- na nuvem quando anunciou o Chrome OS no ano passado. Hoje eles deram o primeiro passo para isso com o Google Cloud Print: uma visão do ecossistema de impressão da web, mobile e desktop sem drivers. Você seria capaz de imprimir um documento a partir de qualquer aparelho conectado, usando qualquer impressora do mundo.

O Google deu a entender o seu desejo de colocar tudo — inclusive a impressão — na nuvem quando anunciou o Chrome OS no ano passado. Hoje eles deram o primeiro passo para isso com o Google Cloud Print: uma visão do ecossistema de impressão da web, mobile e desktop sem drivers. Você seria capaz de imprimir um documento a partir de qualquer aparelho conectado, usando qualquer impressora do mundo.

É um projeto que está em seu início, mas o Google já anunciou APIs para dar início à coisa. E não é nenhuma visão tão exagerada, dada a capacidade do Google de operar na nuvem. A maior questão seria o porquê deles sentirem a necessidade de fazer isso, quando a maior parte das vezes que você vai sentir necessidade de imprimir alguma coisa vai ser na sua própria casa. Junte a isso as tradicionais questões de privacidade envolvidas sempre que algo pessoal seu passa pelos servidores de outra empresa sem necessidade e o resultado é um truque de festa interessante, mas sem muita utilidade aparente. Mas veremos quanto a isso quando o projeto estiver melhor desenvolvido. [Google Chromium Blog]

Sair da versão mobile