Em geral, os smartphones só aguentam um dia de uso antes que a bateria acabe – mas os Androids parecem beber mais energia que os outros. De acordo com Larry Page, no entanto, se você não tira um dia inteiro de uso da bateria, há "algo errado".

O Larry estava falando no fórum Google Zeitgeist ontem em Londres, quando lhe perguntaram sobre duração de bateria. Jogando a culpa nos desenvolvedores dos apps para Android, ele disse que os apps são o motivo pelo qual as pessoas não conseguem usar o smartphone por mais de 24 horas sem recarregar. O Twitter e outras redes sociais, que se conectam constantemente para obter novos tweets ou atualizações de status com certeza sugam bateria, mas mesmo sem esses apps rodando no plano de fundo ainda há problemas.

O CEO do Google, Eric Schmidt, estava presente e falou que "o maior consumidor de bateria nesses celulares é o circuito transmissor/receptor. Então ajustar isso e obviamente encontrar uma forma de não usá-lo muito aumenta a duração da bateria… E as pessoas trazem aplicativos que não são particularmente espertos em relação a isso, e é aí onde o Larry quer chegar". [TechRadar]