O Google promete que o Google Now falará português ainda em 2013. Desde o seu lançamento ele funciona em português: você pode fazer uma pergunta e ler a resposta em texto. Mas ainda falta uma coisa: ele responder em áudio.

Isso começou a mudar. Uma atualização de ontem do app de busca do Google para Android adicionou um retorno em áudio para as perguntas que você faz usando o comando de voz do Google Search. Você pode perguntar “Quem é o presidente do Brasil”, “Qual é a capital da França”, “Quem são os fundadores do Google” e outras coisas e ouvir o app responder, além de mostrar as informações em texto que já apareciam antes.



Mas tudo está em uma fase bem inicial. Para começar, a voz do Google Now em português é bastante robotizada e não é incomum você simplesmente não entender direito o que ele fala – não é a mesma voz natural do Search em inglês ou até mesmo do Google Tradutor em português. E mesmo a quantidade de comandos que são possíveis ativar por voz é bem limitada: ele não responde muitas perguntas e não encontra restaurantes perto de onde você está, por exemplo.

De qualquer forma, o Google começa a cumprir a promessa de adaptar totalmente o Google Now ao português. Não deve demorar muito para alguma atualização adicionar novos recursos, ou até mesmo substituir a voz robótica por alguma mais natural. [Google Discovery via Tecnoblog]