_Google

Google quer usar smartphones Android de todo mundo para criar alerta de terremoto

O Google está construindo uma espécie de minissismômetros móveis que serão capazes de alertar sobre um terremoto rapidamente. E usarão smartphones Android para fazer isso.

Tela do Android 11

Crédito: Gizmodo

O Google está construindo uma espécie de minissismômetros móveis que serão capazes de alertar sobre um terremoto rapidamente. O instrumento para fazer isso serão os smartphones Android, que ajudarão a criar “a maior rede de detecção de terremotos do mundo”, segundo a própria empresa.

A ferramenta utiliza o acelerômetro do smartphone para identificar tremores e com essas informações poderá emitir alertas para auxiliar em medidas emergenciais ao redor do mundo.

No caso de haver atividade sísmica, os celulares poderão enviar dados para o servidor de detecção de terremotos do Google com informações “brutas” sobre o local do tremor. Ao juntar informações de vários aparelhos, a companhia poderá determinar onde um terremoto está acontecendo e, em seguida, exibir essas informações na pesquisa do Google.

Além disso, há ainda o sistema ShakeAlert, que avisará as pessoas sobre os tremores. Esse sistema começa a funcionar na Califórnia, onde os dados virão de uma rede de sismômetros convencionais a partir de uma parceria entre o Google e o US Geological Survey e o Gabinete de Serviços de Emergência do Governador da Califórnia. A ideia é notificar as pessoas para que se preparem e protejam em caso de terremotos.

Os alertas devem chegar a outros países do mundo no ano que vem, mas a precisão vai depender de quantas pessoas compartilharem os dados (sim, o usuário terá a opção de querer participar ou não desta rede de detectores de terremotos). Enquanto o ShakeAlert não é expandido, os dados de tremores dos smartphones aparecerá nos resultados de busca.

Sistema do Google mostrará se há terremoto ao buscar pelo termo. Gif por Google

Sair da versão mobile