Esta semana, o Google lançou uma página chamada “Sobre mim”, para que você possa controlar melhor a privacidade de seus dados pessoais na internet.

É simples: basta ir em aboutme.google.com e ver quais informações estão no seu perfil, e para quem elas estão visíveis.



Você pode mostrar ou esconder coisas como onde você trabalha, formação acadêmica, seu número de telefone, endereço e lugares que você visitou.

Google Sobre mim

Essas são informações que você provavelmente colocou ao fazer cadastro no Google+. Na verdade, também é possível editá-las indo em seu perfil do G+: todas as alterações feitas lá refletem no “Sobre mim”, e vice-versa.

Por que o Google tem duas ferramentas para isso? É porque o Google+ não teve o resultado esperado, e vários produtos estão sendo desassociados dele. Como explica o TechCrunch:

… isso era anteriormente o objetivo dos perfis do Google+. Mas o Google+ fracassou como um destino de rede social, e a empresa finalmente começou a desagregar contas no Google+ de contas Google, e reduziu a profunda integração social com outros produtos.

Foi o que aconteceu com o Hangouts, o Google Fotos e os comentários do YouTube. Agora é a vez do seu perfil, que pode existir mesmo se você não tiver uma conta no Google+.

Google Sobre mim 2

Por exemplo, tenho uma conta adicional no Google que não tem perfil no Google+. O “Sobre mim” funciona com ela, e permite adicionar informações pessoais. Afinal, a empresa ainda quer coletar e combinar dados dos usuários em um único perfil.

O Google também tem uma página “Minha conta”, lançada em junho, que permite ajustar configurações de privacidade e segurança. Se você ainda não fez o Check-Up de Privacidade e a Verificação de Segurança, esta é uma boa hora de começar.

[Sobre mim via TechCrunch]

Foto por Muhammad Baja Aksha/Flickr