Já faz mais de dois anos desde o desastre em Fukushima, no Japão, mas a área ao redor continua inacessível, e continuará assim por um tempo. A cidade de Namie-machi está vazia desde a sua evacuação em 11 de março de 2011, e agora o Google enviou imagens do Street View que mostram como está o local.

Antigo lar de 21 mil pessoas, Namie-machi recebeu visitantes no mês passado quando carros do Street View atravessaram as suas ruas vazias. A população deslocada da cidade obviamente está passando por momentos difíceis por estar longe de caso, e muito mais por não saber como estão as coisas por lá. A esperança é que isso possa ajudar, pelo menos um pouco.

O prefeito da cidade, Tamotsu Baba, escreveu o seguinte no blog do Google japonês:

Desde o desastre de março, o resto do mundo está seguindo em frente, e muitos lugares do Japão estão começando a se recuperar. Mas em Namie-machi o tempo não passa. Com a ameaça nuclear, nós só fomos capazes de fazer um trabalho superficial nesses dois anos. Nós apreciaremos muito se você observasse essas imagens do Street View para entender o estado atual de Namie-machi e a gravidade da situação.

streetviewjapao

Vai demorar um bom tempo até Namie-machi voltar a ser o que era. E por mais que ver a cidade deserta não ajude no processo, ao menos pode ajudar a curar os ferimentos. [Google Japanvia TechCrunch]