_Google

Morre a plataforma de realidade aumentada Google Tango

Depois de meses em um limbo e nenhum novo dispositivo compatível, o Google anunciou que irá descontinuar sua plataforma de realidade aumentada, Tango. O suporte será finalizado a partir do dia 1º de março de 2018. Embora o anúncio não seja muito surpreendente, a morte do Tango é uma adição na lista das iniciativas do […]

Depois de meses em um limbo e nenhum novo dispositivo compatível, o Google anunciou que irá descontinuar sua plataforma de realidade aumentada, Tango. O suporte será finalizado a partir do dia 1º de março de 2018.

Embora o anúncio não seja muito surpreendente, a morte do Tango é uma adição na lista das iniciativas do Google ATAP (Advanced Technology and Projects, ou Projetos e Tecnologias Avançadas, em tradução livre) que foram abandonadas, se juntando ao Project Ara, tentativa da companhia de criar um smartphone modular, e ao Project Vault, que buscava incluir plataformas computacionais completas e seguras dentro de um cartão SD.

O maior problema do Tango é que ele exigia um hardware muito específico para funcionar, como uma câmera infravermelho com sensor de profundidade dedicada e sensores de rastreamento de movimento em uma câmera frontal tradicional. Isso significava que os dispositivos compatíveis se tornavam muito caros. Tanto que apenas dois aparelhos foram ao mercado: o Lenovo Phab 2 Pro e o Asus ZenFone AR.

O Phab 2 Pro foi especialmente problemático por ser o primeiro dispositivo Tango criado. Era um aparelho grandalhão, com performance fraca e pouquíssima autonomia de bateria. Vendeu pouquíssimo e sem uma base de usuários para dar apoio ao desenvolvimento de aplicativos em realidade aumentada, a plataforma não ganhou impulso.

Até mesmo quando o Asus ZenFone AR foi lançado em agosto, três meses depois do Phab 2 Pro, quase todos os aplicativos da plataforma pareciam ser apenas uma demonstração. Fora que muitos apps tinham problemas com precisão e calibração.

Mas nem todo o tempo gasto com o desenvolvimento do Tango será jogado no lixo. Muitas coisas da tecnologia da plataforma já foi incorporada no Google ARCore, que procura oferecer uma experiência em realidade aumentada similar, mas sem a necessidade de um hardware tão específico. O ARCore é a tecnologia por trás dos recém lançados AR Stickers, que permite visualizar personagens de séries e filmes como Stranger Things e Star Wars na câmera do seu celular.

Descanse em paz, Tango.

Imagem do topo: Alex Cranz/Gizmodo

Sair da versão mobile