_Google

Google testa nova interface: um adeus à barra preta de navegação?

Toda vez que você visita algum site no domínio google.com – seja o Gmail, Mapas ou Busca – lá está a barra preta de navegação. Ela permite alternar facilmente entre os diferentes serviços, mas parece que o Google detesta essa barra, e quer acabar com ela… de novo. O blog Google Operating System obteve imagens […]

Toda vez que você visita algum site no domínio google.com – seja o Gmail, Mapas ou Busca – lá está a barra preta de navegação. Ela permite alternar facilmente entre os diferentes serviços, mas parece que o Google detesta essa barra, e quer acabar com ela… de novo.

O blog Google Operating System obteve imagens da nova interface testada pelo Google. A barra de navegação é substituída por um pequeno menu, semelhante ao launcher do Chrome OS.

É preciso clicar no ícone, que fica ao lado do botão “Fazer login”, para acessar serviços como Google Drive, Google Agenda e YouTube. A nova interface é mais limpa e as opções ocupam menos espaço – mas usá-lo parece menos intuitivo que a barra preta.

Na verdade, o Google tentou se livrar da barra no final de 2011: ela foi substituída por um menu que aparecia ao passar o mouse pelo logotipo do Google, no canto superior esquerdo. No entanto, essa interface foi removida algumas semanas depois, após críticas dos usuários, e voltou-se à barra preta.

O Google confirma à CNET que está testando a nova interface, então talvez ela chegue em breve até sua tela. O que você achou? [Google Operating System via CNET via Estadão]

Sair da versão mobile