A web pode ser um lugar precário para se encontrar informações precisas sobre a sua saúde. Com uma lista de sintomas, o mecanismo de busca não pode fazer muita coisa: uma leve dor de cabeça poderia ser apenas uma dor de cabeça… ou o estágio inicial de câncer no cérebro. É sempre melhor consultar um médico se você está preocupado com a saúde, e o Google está tentando facilitar isso.

Quando um usuário do Reddit procurou “dor no joelho” em seu smartphone Android, ele descobriu uma pequena novidade no motor de busca do Google. Havia um pequeno ícone de vídeo dizendo ao lado: “Fale com um médico agora”.

google helpouts saude (2)

Este recurso utiliza o Google Helpouts, serviço lançado há um ano para ajudar os usuários a aprenderem de tudo através de videochamadas com especialistas: como fazer sushi, como falar outro idioma, como se vestir melhor… Há opções pagas (o Google retém 20% do que o tutor receber) e gratuitas; basta agendar um horário e usar.

O Helpouts também fornece videochamadas com médicos e especialistas em saúde, com alguns pré-requisitos: o responsável precisa ter um certificado ou licença para atuar na área, e os clientes devem ter 18 anos ou mais de idade para usar o serviço. E por enquanto, isto só funciona nos EUA: na verdade, se você estiver em outro país (ou não usar VPN), o site nem mostra os Helpouts de saúde.

O Google explica em nota ao Gizmodo:

Quando você está à procura de informações básicas de saúde – sobre problemas como insônia ou intoxicação alimentar – nosso objetivo é fornecer a informação mais útil disponível. Estamos testando este novo recurso para ver se ele é útil para as pessoas.

Neste período de teste limitado, o custo de hangouts com especialistas em saúde será coberto pelo Google. O novo recurso não vai aparecer na conta de todo usuário.

O Google está explorando a ideia de oferecer auxílio médico via internet. Uma consulta online pode ajudar em alguns casos, mas em outros – especialmente quando é necessário fazer exames – isso pode não adiantar muito. Se o recurso for mesmo útil, no entanto, certamente o veremos em mais lugares. [Reddit via Engadget]