Google transforma passkey em opção de login padrão no Gmail
As chaves de segurança (“passkeys” em inglês) são a nova aposta para tornar os logins mais seguros e mais rápidos. Pensando nisso, o Google passou a estimular o uso da tecnologia para acessar o Gmail, Google Drive e demais serviços.
Na semana passada, as chaves de segurança se tornaram a opção de acesso padrão para as Contas Google pessoais. “Isso significa que na próxima vez que você fizer login em sua conta, você passará a ver solicitações para criar e usar chaves de acesso”, orientaram.
A medida é válida para todo o ecossistema do Google, incluindo o YouTube, Google Maps, Google Play Store e afins.
O Google também informa que as configurações da conta também passaram a contar com a opção “Ignorar senha quando possível” ativada. Os usuários, no entanto, poderão desativar a função nesse primeiro momento. Afinal, ainda vai levar um tempinho até a tecnologia se tornar obrigatória e popular.
O que é passkey? Por que o Google quer incentivar o uso?
Mais conhecidas como passkey, as chaves de segurança oferecem uma alternativa ao login e senha como conhecemos e garantem mais segurança aos usuários.
A grosso modo, trata-se de uma chave de acesso que é guardada no dispositivo. Assim, os usuários podem entrar em contas de serviços compatíveis sem precisar do login e senha. É só aguardar a autenticação pelo passkey.
Rodrigo Rocha, gerente de pré-vendas da empresa de cibersegurança Compugraf, ressalta que o uso de passkeys eleva o nível de segurança na autenticação.
“O usuário deixa de utilizar o tradicional usuário e senha, e passa a usar um aplicativo que faz a autenticação no seu lugar”, explicou ao Giz Brasil. “Com esse método, fica praticamente impossível alguém conseguir roubar as credenciais de um usuário para fazer o login no seu lugar.”
A tecnologia também reduz a eficácia de ataques via phishing e garante agilidade aos usuários. Afinal, basta usar um PIN ou biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para desbloquear o acesso. Bem mais simples do que digitar uma senha, por exemplo.
Por isso o Google quer expandir o uso do passkey: é mais seguro e é mais simples. A empresa também disse em seu blog que continuará a “incentivar a indústria a fazer a transição para o sem senha, visando a segurança do nosso ecossistema online – tornando as senhas uma raridade e, eventualmente, inexistentes”.
Resumindo: esse é o começo de uma longa (e bela) jornada.
Como configurar uma chave de acesso na Conta Google?
As chaves de acesso são compatíveis com celulares, computadores e tablets. Durante os meus testes nesta segunda-feira (16), consegui habilitar o recurso no 1Password para Windows 11. Mas também é possível configurar uma passkey em um navegador compatível, como o Google Chrome.
Saiba como configurar uma chave de acesso na Conta Google:
- Entre nas configurações da sua Conta Google;
- Acesse a opção “Segurança”;
- Escolha a opção “Chaves de acesso”;
- Digite a senha da sua conta para prosseguir;
- Toque em “Criar uma chave de acesso”;
- Siga as orientações oferecidas pelo Google.
“Os dispositivos Android criam chaves de acesso automaticamente quando você faz login na sua Conta do Google”, diz a descrição das configurações de passkey.