Fontes dizem à Reuters que o Google vai lançar uma nova versão de seu tablet Nexus 7 em julho, com uma boa melhora nas especificações.

Citando duas “fontes com conhecimento do novo produto”, a Reuters afirma que o novo Nexus 7 terá uma tela de maior resolução, bordas mais finas, e processador Snapdragon – em vez do Nvidia Tegra 3 do modelo atual.

A decisão de mudar o processador, de acordo com as fontes, tem como objetivo reduzir o consumo de bateria do tablet – o que não pega bem para a Nvidia se isto for verdade.

O rumor não cita a versão do Android que o tablet rodará, mas esperamos que seja o novo Key Lime Pie, que deve ser anunciado em maio no Google I/O.

A Reuters afirma que o Google espera distribuir para venda um total de 8 milhões de tablets no segundo semestre. Se o rumor estiver correto, então o Google está mesmo determinado em concorrer no mercado de tablets, e continuar a disputar espaço com Amazon e Apple. As fontes também sugerem que o dispositivo continuará a ser fabricado pela Asus.

Não está claro em que faixa de preço se encaixa o Nexus 7 de segunda geração. Fontes da Reuters sugerem que ele poderia ser vendido por US$ 200, e o preço do modelo atual seria reduzido; ou ele substituiria o modelo atual e seria vendido por US$ 150.

Como sempre, resta ver se esses rumores são mesmo reais. Mas não temos muita dúvida de que o Google vai atualizar a sua linha de tablets neste ano, e estas informações certamente parecem plausíveis. É esperar para ver. [Reuters]