Uau, isso é grande: o Samsung Galaxy S4 ganhará uma versão com Android puro, stock, como você quiser. Um Galaxy S4 com a experiência de um Nexus e o Android 4.2. Sem a TouchWiz da Samsung.

É isso mesmo: um Galaxy S4 desbloqueado com a versão mais recente do Android, atualização para as seguintes assim que elas estiverem prontas, e aquele visual que costuma agradar muito os usuários mais avançados. Ou seja, você vai gostar.



Ele terá 16GB de armazenamento interno e bootloader destravado. Nos EUA, começará a ser vendido no dia 26 de junho pela Google Play Store e custará US$ 649. O preço não empolgou muito a plateia, principalmente num país onde você compra um smartphone topo de linha por US$200 em um contrato de dois anos. Mesmo assim, trata-se de um lançamento interessante: em vez de lançar novos aparelhos Nexus, o Google pode agora transformar bons aparelhos em Nexus.

Vamos esperar para ver se ele chega ao Brasil – e se chegar, quanto vai custar, já que nos EUA ele está bem caro. Mas, de qualquer forma, seria ótimo se o Google começasse a fazer isso também com outros smartphones, em vez de somente lançar um Nexus de vez em quando.