O que fazer com todas as fotos e vídeos capturados durante uma viagem ou passeio? Depois de um tempo, eu costumo fazer uma limpa e só deixar o que é importante. Porém, essa parece ser também uma questão para donos de câmeras GoPro, pois a empresa anunciou nesta quarta-feira (31) que o app GoPro será atualizado, para facilitar a edição de imagens e vídeos captados na câmera portátil.

Na prática, as funcionalidades do Quik, um app da GoPro usado para edições de arquivos presentes no smartphone, vão ser incorporadas ao aplicativo principal da câmera. Com isso, logo após a filmagem, o usuário conseguirá misturar os arquivos recém-captados com os presentes no smartphone.

“Nosso objetivo é ajudar a desbloquear a criatividade das pessoas”, disse Greg Herd, diretor de gerenciamento de produto da GoPro, em conversa por telefone com o Gizmodo Brasil. “Fizemos isso, pois nossos usuários precisam resolver uma questão: o que fazer com minhas gravações? Tem muita gente que utiliza nossas câmeras, mas não é cinegrafista. Então, essa integração ajudará as pessoas a reconhecerem os melhores momentos ou mesmo identificar cenas interessantes.”

GoPro Hero 7GoPro Hero 7 Silver (esq.) e White (dir.)

Segundo a GoPro, logo de cara, os usuários devem notar uma mudança na interface do aplicativo, que torna o seu uso mais intuitivo. Além disso, usando a tecnologia do Quik, o app identificará momentos significativos das filmagens e automaticamente sugerir compilações de fotos e vídeos.

Se você curte ajustar manualmente as suas edições, sem problemas: neste modo, você controla a ordem dos vídeos e fotos e ainda pode incluir mais de 20 opções de filtro. É possível, inclusive, sincronizar os conteúdos conforme a música e configurar diferentes transições.

Usuários antigos do app da GoPro também devem notar uma outra diferença. Com a atualização, não terá mais as limitações de rascunho. Então, qualquer edição feita pelo app ficará em formato editável para ajustes posteriores. A companhia ainda informa que é possível guardar todos esses arquivos na solução da nuvem da empresa usando o GoPro Plus, uma assinatura que além de espaço de armazenamento, dá desconto em reparos ou na aquisição de novos produtos da marca.

O movimento da GoPro em tornar as coisas mais fáceis para os consumidores faz sentido, pois o ramo das câmeras de ação está cada vez mais competitivo. Recentemente, a DJI, que é líder em drones, resolveu apresentar sua concorrente à GoPro, a Osmo Action. Em 2016, a GoPro lançou seu próprio drone, o Karma, mas não se deu muito bem, a ponto de anunciar a demissão de funcionários da divisão no início do ano e posteriormente acabando com sua divisão de drones.

A atualização do app da GoPro será disponibilizada nesta quarta-feira (31) tanto para Android como para iOS. Quanto ao Quik, ele deve continuar funcionando e resolvendo a vida de quem precisa de edições rápidas.

Atualizado às 18h30: o texto indicava erroneamente que a DJI tinha lançado um drone, quando na verdade era a GoPro. A informação já foi corrigida.