Com muita gente trabalhando de casa por causa da pandemia de COVID-19, o número de reuniões por videoconferência aumentou, além de aulas a distância, conversas com amigos e outras atividades. Talvez você nunca tivesse antes usado a webcam do seu notebook e só agora tenha descoberto que a imagem dela é muito ruim (é o meu caso), mas se você tem uma GoPro Hero 8 Black, pode usá-la como webcam, graças a um novo software e um novo firmware.

De acordo com o comunicado da GoPro, o software necessário para usar a Hero 8 Black está disponível para macOS e deve ganhar uma versão para Windows em breve. Também é necessário instalar o firmware beta da câmera.



A GoPro diz que, depois de instalar, é possível usar a câmera em apps como Zoom, Microsoft Teams, Google Meet, Discord e BlueJeans, além de Webex, Skype, Facebook Rooms, Facebook Messenger e Slack usando o Chrome.

Para habilitar o uso como webcam, você precisa seguir estes passos:

  1. Baixe o firmware beta da Hero 8 Black que está no Step 1 deste link e siga os passos de 2 a 4 deste guia para instalar no aparelho.
  2. Baixe o GoPro Webcam Desktop Utility que está no Step 2 deste link e instale-o no seu Mac.
  3. Conecte a GoPro Hero 8 Black no computador com o cabo USB.

A partir daí, você pode usar o software instalado no computador para visualizar a imagem. Em qualquer app de videoconferência, é só escolher a GoPro na lista de opções de câmera.

A GoPro não é a primeira marca de câmeras a liberar uma ferramenta que permite usar seus produtos em videoconferências e chamadas — Olympus e Canon também fizeram isso. Você também pode recorrer a apps para usar seu smartphone como webcam.