_Câmeras

GoPro aposta em vídeos de realidade virtual para se salvar

O kit Omni reúne seis câmeras Hero 4 Black para gravar vídeos de realidade virtual em 360 graus.

A GoPro está em apuros. As vendas caíram pela metade, os prejuízos estão se tornando mais comuns, e a concorrência oferece produtos semelhantes a uma fração do preço. E agora? Ela resolveu apostar forte em realidade virtual.

O kit Omni reúne seis câmeras Hero 4 Black para gravar vídeos de realidade virtual em 360 graus. Elas ficam numa caixa de metal em forma de cubo, e são acompanhadas por hardware e software para transferir e editar os vídeos. Tudo isso custa US$ 5.000, um preço razoável para um pacote profissional.

Como explica o The Verge, o Omni não apenas alinha as câmeras da maneira certa: cada uma delas se conecta a um “cérebro” central que sincroniza a imagem ao nível de pixels, facilitando reunir vários vídeos em um só.

Além disso, o Omni sincroniza as configurações de cada GoPro, então você só precisa fazer um ajuste e ele é distribuído para todas as câmeras. E você pode carregar a bateria de todas elas usando um só plugue.

O software da GoPro também é interessante: a ferramenta de importação é bem simples de se usar, sincronizando os arquivos de cada câmera (você precisa antes retirar os cartões microSD delas e inseri-los no computador, o que pode ser irritante).

Então, você pode fazer cortes e edições básicas, e exportar vídeo para o Youtube, Facebook ou qualquer outro lugar, em resoluções 8K a 25/30 fps, 6K a 50/60 fps e 4K a 100 fps. Também haverá plugins para Adobe Premiere e After Effects.

O Omni não grava em 3D, por isso não é ideal para imagens imersivas em realidade virtual. O kit também não faz transmissões ao vivo de forma tão prática quanto a câmera Nokia Ozo. Mas para vídeos 2D em 360 graus, este é um produto bem competitivo. Será o suficiente para salvar a GoPro, no entanto?

O kit Omni chega às lojas em 17 de agosto.

[GoPro via The Verge e Pocket-Lint]

Sair da versão mobile