Em agosto, o vulcão Bardarbunga entrou em erupção na Islândia depois de alguns anos em repouso. No entanto, ele ainda continua em atividade, como mostra este vídeo incrível feito com um drone DJI Phantom 2 e uma GoPro Hero 3, que não sobreviveu à viagem – só o cartão de memória voltou intacto.

De acordo com a Wired, o projeto foi realizado por Eric Cheng, da DJI, e pelo fotógrafo islandês Ragnar Th. Sigurdsson. A dupla chegou tão perto quanto possível da erupção, até as autoridades pararem o carro deles.

O Phantom 2 tem um mecanismo de segurança que ordena o drone a retornar ao usuário caso voe a uma distância muito grande dele. Por isso, Cheng teve que andar cada vez mais perto da cratera do vulcão, usando uma máscara de gás, para obter imagens melhores.

Mas, depois de quase perderem a câmera, Cheng percebeu que ela começou a derreter; o plástico borbulhou, e o botão circular na lateral começou a deslizar. Recentemente, descobrimos que uma GoPro aguenta a temperatura de ebulição da água, mas um vulcão? Aí já é demais:

gopro vulcao

Dentro dele, o cartão de memória ainda estava totalmente funcional, o que permitiu criar o vídeo acima. A DJI também preparou outro vídeo mostrando os bastidores de como tudo aconteceu, que você pode assistir neste link. [Wired; YouTube]