No ano passado, a Apple deu um susto na fabricante do Gorilla Glass: rumores diziam que futuros iPhones usariam cristal de safira, em vez do vidro fabricado pela Corning. O projeto da Apple foi um tremendo fracasso, mas parece que teve uma consequência positiva: o Project Phire.

>>> Giz explica: o que é cristal de safira

A Corning anunciou que está desenvolvendo um novo material que combina a resistência do Gorilla Glass com a resistência a riscos do cristal de safira.

O cristal de safira é mais duro que o Gorilla Glass, mais resistente que o aço, e ainda é transparente. Por si só, ele não é mais resistente a quedas – a Apple tem algumas patentes para resolver isso.

Mas o cristal de safira é caro, e seu processo de fabricação é mais complicado. Além disso, outras fabricantes poderiam contar com a solução da Corning – a Apple queria usar a safira de forma exclusiva.

A safira é, na teoria, cerca de quatro vezes mais tenaz do que o Gorilla Glass. Isto é, ela consegue absorver mais energia antes de fraturar. No entanto, testes da Corning sugerem que ele seria mais frágil quando usado na mesma espessura que suas telas. Da Cnet:

“Nós dissemos no ano passado que a safira é ótima em resistir a riscos, mas não se sai bem quando cai”, declarou James Clappin, presidente da Corning Glass Technologies. “Então criamos um produto que oferece a mesma resistência a danos e o desempenho superior em quedas do Gorilla Glass 4, com resistência a riscos que se aproxima da safira”.

A Corning promete que, se o novo Gorilla Glass 4 cair de uma altura de 1 m em uma superfície áspera, ele não trinca 80% das vezes. Isso seria até duas vezes melhor do que a concorrência em quedas no concreto e asfalto.

A Apple investiu milhões de dólares para que a GT Advanced Technologies fabricasse cristal de safira para ela. Mas devido a falhas de administração e de tecnologia, isso não deu certo – de cada dois lingotes de safira sintética, um saía rachado. Em outubro, a GT pediu proteção contra falência.

Agora, a Corning prepara um material com as melhores partes do Gorilla Glass e do cristal de safira para evitar que outras empresas tentem abocanhar parte de seu mercado – que se expande por smartphones, tablets e smartwatches. Mas, por enquanto, ela não revela detalhes como preço e disponibilidade do Project Phire. [Cnet]

Foto: Corning