_Espaço

Governo americano desliga máquinas para ouvir vida alienígena

O projeto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence), criado em conjunto por vários países com o intuito de ouvir sinais de vida fora da Terra, não irá encontrar som nenhum, segundo o Mercury News — caro demais para continuar, o projeto Allen Telescope Array está fora do ar por tempo indeterminado. O desligamento foi tratada como […]

O projeto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence), criado em conjunto por vários países com o intuito de ouvir sinais de vida fora da Terra, não irá encontrar som nenhum, segundo o Mercury News — caro demais para continuar, o projeto Allen Telescope Array está fora do ar por tempo indeterminado.

O desligamento foi tratada como algo “chocante” e “muito desapontador” por anstrônomos de todo o mundo. A matriz com 42 antenas, batizada após uma generosa doação de Paul Allen, fundador da Microsoft, funcionou por apenas quatro anos, e estaria chegando agora ao ápice de seu poder: “É uma grande irônia pensar que na época em que mais encontramos planetas para explorar, nós não tenhamos habilidades operacionais para ouvi-los”, lamenta Jill Tarter, diretor do SETI. Há outras antenas no projeto, mas nenhuma tão capaz quanto a matriz Allen. Sem a utilização das antenas de rádio, o projeto fica completamente manco. O orçamento estadual e federal dos EUA andam bem apertados, e muitos congressistas não veem sentido em caçar ETs nos dias de hoje.

Assim, as antenas ficarão inativas, sabe-se lá por quanto tempo. E se calhar de recebermos uma mensagem de uma raça distante e inteligente, nós a perderemos. “Se perdermos um sinal distante será uma grande perda”, diz um astrônomo amador.

Se você estiver com o espírito de ajuda no coração, considere doar algo para o SETI. Ele pode nos levar às descobertas científicas mais impressionantes da humanidade.

[SETI via Mercury News]

Imagem via brewbooks

Sair da versão mobile