
Gráfico mostra: ChatGPT segue bem atrás do Google em pesquisas diárias
As inteligências artificiais generativas – e especialmente o ChatGPT – mudaram o jogo do mundo da tecnologia e fez a vida de muitas empresas ir de cabeça pra baixo. Mas uma coisa não mudou: o Google segue sendo o motor de busca favorito das pessoas.
Um gráfico feito pelo portal Visual Capitalist, com dados da NP Digital, apontou que diariamente são feitas 13,3 bilhões (isso, com B) de buscas no gigante da Alphabet. Em seguida aparece o Instagram, com 6,5 bilhões e a plataforma chinesa Baidu, com 5 bilhões de buscas diárias.
O ChatGPT, apesar de suas expressivas 1 bilhão de buscas, aparece na 13ª colocação. Está atrás de nomes como TikTok, YouTube e até mesmo o Yahoo. Apesar disso, é importante lembrar que o ChatGPT atingiu a marca de 1 bilhão 5.5 vezes mais rápido que o Google. E tem crescido em ritmo acelerado.

Gráfico mostra os motores de busca mais usados. Foto: Visual Capitalist/Reprodução
Um dia o ChatGPT vai passar o Google em volume de buscas?
A capacidade da IA da OpenAI de fornecer respostas diretas, sintetizar informações complexas e manter diálogos contextualizados tem atraído os usuários e disparado o interesse na empresa.
Porém, para passar o gigante das buscas, a OpenAI ainda vai precisar de muito trabalho. Não só pelo domínio do Google do seu ecossistema – o navegador Chrome e o Android, por exemplo. Mas também porque a empresa de Mountain View tem se movimentado.
O lançamento do Gemini (seu próprio modelo de IA generativa) é um grande exemplo disso. Com o Gemini e a Busca Generativa Experimental (SGE), o Google já incorpora respostas de IA diretamente nos resultados de busca, tentando oferecer o melhor dos dois mundos: síntese rápida e acesso às fontes.
O ChatGPT revolucionou a interação do ser humano com as buscas. Mas o ecossistema construído pelo Google – sua indexação em tempo real, seu entendimento de intenções de busca e sua integração com serviços – fazem o seu reinado estar longe de ser algo do passado.