O Projeto Logan é o processador móvel de próxima geração da Nvidia. Dentro dele está uma GPU Kepler, que a Nvidia diz ser a mais rápida e mais avançada GPU “escalável” do mundo. Ano passado, a arquitetura Kepler chegou a desktops e notebooks, e ano que vem será a vez do seu smartphone e tablet ganharem super poderes.

Nós já vimos como a Nvidia consegue entregar gráficos insanos no desktop; os próximos da lista serão seus dispositivos móveis. O Kepler é um sistema super avançado de baixo consumo energético e alto desempenho. Ele suporta totalmente instruções Open GL 4.4, Open GL, ES 3.0 e DirectX 11.

Um dos maiores benefícios do Kepler é seu sistema de baixo consumo energético. A Nvidia diz que seu desempenho por watt é três vezes melhor do que um iPad. E, normalmente, ele usa menos de 1/3 do poder das GPUs na maioria dos tablets, enquanto renderiza a mesma coisa. A GPU Kepler do Projeto Logan dará mais tempo longe da tomada, com uma única carga, sem afetar o desempenho do dispositivo. Nas duas demonstrações neste post, você pode ver como essa tecnologia impactará no seu smartphone de amanhã. A Nvidia não diz quais dispositivos receberá o Kepler, mas se em 2014 você tiver em mãos um aparelho com gráficos lindos e uma bateria que dura bastante, essa GPU pode ser a responsável. [Nvidia]