O “yongzh”, conhecido desenvolvedor de emuladores para Android – como Gensoid, Nesoid e Gameboid – agora não tem mais apps no Android Market. Eles foram removidos pelo Google sem aviso, sinalizando que o Market deverá sofrer mais limpezas no futuro.

No final de abril, o desenvolvedor Yong Zheng já teve que remover o Gensoid, emulador de Genesis, aparentemente a pedido da Sega. Agora, todos os apps dele foram removidos, e a conta de desenvolvedor Android dele foi cancelada. Há rumores de que ele estava violando licenças de código livre: os emuladores seriam baseados em código open-source, mas ele vendia os apps no Market. A resposta oficial do Google é vaga: “Nós não fornecemos comentários sobre apps ou desenvolvedores em particular. Eu posso confirmar, no entanto, que os apps que foram removidos violavam as políticas do Android Market.”



Agora, grandes emuladores como Nesoid, Snesoid, Ataroid e Gameboid foram embora do Market. Mas isto é o Android: se você não consegue um app pelo Market, pode baixá-lo em outro lugar. Ensinamos aqui como usar a SlideMe, loja alternativa de apps onde os emuladores do yongzh estão disponíveis há tempos, e onde agora podem ser baixados de graça.

Esta não é a primeira vez que emuladores somem do Market: o psx4droid, emulador de PlayStation 1, foi eliminado em março. E, de novo, o grande problema parecia ser de open-source: afinal, outro emulador – o FPse – continua no Market. O psx4droid seria baseado no código aberto de outro emulador, chamado PCSX, mas o desenvolvedor ZodTTD o vendia sem atribuição. ZodTTD não foi banido. [Android Market via Engadget via Android Police]