_Espaço

Foguete Grasshopper, da SpaceX, quebra mais um recorde ao voar e pousar

Nos últimos meses, o Grasshopper da SpaceX passou por testes e deu saltos de 250 m e 325 m acima do chão. O foguete sempre acerta no pouso, e até já fez algumas manobras para voar de lado. Agora, o Grasshopper deu o maior salto até então: 744 metros rumo à estratosfera. Sensacional. A câmera […]

Nos últimos meses, o Grasshopper da SpaceX passou por testes e deu saltos de 250 m e 325 m acima do chão. O foguete sempre acerta no pouso, e até já fez algumas manobras para voar de lado. Agora, o Grasshopper deu o maior salto até então: 744 metros rumo à estratosfera. Sensacional.

A câmera que filmou este vídeo está voando em um hexacóptero. Ela acompanha o foguete à medida que ele ganha altitude, atinge o seu pico, começa a descida, e acerta no pouso:

O Grasshopper é um foguete de 49m que decola e aterrissa na vertical. Este é seu oitavo teste de voo. Mas por que ele precisa saltar tanto?

É que, na verdade, ele é uma plataforma de testes. Seus resultados de voo serão aplicados no Falcon 9 e Falcon Heavy, foguetes reutilizáveis que vão para o espaço e voltam à Terra – em vez de queimar na atmosfera. Eles estão sendo desenvolvidos para uso em missões de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional.

O Grasshopper foi criado pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. Também são ideias dele: o Hyperloop, possível futuro do transporte público; peças de foguete criadas usando o Oculus Rift e impressão 3D; e o PayPal. O Tony Stark da vida real quer explorar o espaço – e estamos ansiosos em vê-lo avançar nessa empreitada. [YouTube]

Sair da versão mobile