Grumpy Cat, a gata rabugenta que ficou famosa na internet, morreu após sofrer complicações com uma infecção no trato urinário. Ela tinha sete anos de idade.

A gatinha, cujo o nome real era Tardar Sauce, ficou famosa depois que o irmão de sua dona publicou uma foto no Reddit em 2012. Na época, a felina tinha menos de um ano de idade e viralizou instantaneamente.

A família conseguiu capitalizar a fama da gata na internet tornando-a garota propaganda em ações de marketing da Friskies, além de tê-la levado à Comicon e fechado um acordo para um filme de TV chamado Grumpy Cat’s Worst Christmas Ever (O Pior Natal de Grumpy Cat, em tradução livre).

A família de Grumpy Cat, incluindo sua dona Tabatha Bundesen, fez o anúncio da morte da gatinha na manhã desta sexta-feira (17) pelo Twitter, descrevendo-a como um “bebê”. Bundesen era garçonete da rede americana de restaurantes de frutos do mar Red Lobster antes da fama de Grumpy Cat.

“Apesar dos cuidados de profissionais de ponta, bem como de sua amável família, Grumpy teve complicações a partir de uma recente infecção no trato urinário que infelizmente se tornou muito forte para que ela superasse a doença”, disse a família em um comunicado publicado no Twitter. “Ela faleceu em paz na manhã de terça-feira, 14 de maio, em casa, nos braços de sua mãe, Tabatha”.

A estrela de Grumpy Cat já não brilhava tanto nos últimos anos, especialmente depois da resposta morna do público ao filme Grumpy Cat’s Worst Christmas Ever, que era co-estrelado pelo comediante Aubrey Plaza. Mas é assim que a fama sempre foi, mesmo antes da internet.

“Além de ser o nosso bebê e um membro querido da família, Grumpy Cat fez milhões de pessoas sorrirem ao redor do mundo – mesmo quando as coisas não estavam fáceis”, disso a família de Grumpy Cat.

“Seu espírito continuará a viver por meio dos fãs de todo o mundo”.