Depois de pedir proteção contra falência no começo do ano, a Kodak procurava compradores para seu portfólio de patentes de imagens digitais e finalmente conseguiu: um grupo do qual Google e Apple fazem parte vai pagar US$ 525 milhões à empresa por mais de 1.100 patentes.

O grupo é liderado pela Intellectual Ventures e pela RPX Corp, mas outras 12 empresas também vão poder usar as patentes da Kodak. São elas a Apple, Google, RIM, Microsoft, Amazon, Facebook, Samsung, Adobe, Huawei, HTC, Shutterfly e uma rival histórica da Kodak, a Fujifilm.

Várias dessas empresas tiveram problemas legais com a Kodak nos últimos tempos, e a compra das patentes serviu para acabar com as disputas. Uma delas era a Apple, que tentou impedir que a Kodak vendesse o portfólio no meio do ano.

Os US$ 525 milhões vão ajudar a Kodak a pagar parte do empréstimo feito pela empresa quando ela pediu a proteção contra falência. A empresa, pioneira na fotografia, deve encerrar o processo de reestruturação em 2013.[Bloomberg via The Verge]