_Animais

Antes do drone, grupo misterioso resgata cães cercados por lavas de vulcão

O grupo, que preferiu não se identificar, violou as leis de segurança local para salvar os animais

Um grupo denominado “A Team” resgatou seis cachorros que estavam cercados por erupção do vulcão Cumpre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias. Estava tudo programado para uma empresa de drones resgatar os animais.  Mas em uma ação enigmática, algumas pessoas salvaram os bichos primeiro, um vídeo do feito circula nas redes sociais. A explosão destruiu mais de duas mil propriedades e forçou a evacuação de 7.500 pessoas, além de devastar as plantações de banana da região. 

Para que o resgate fosse possível, os integrantes do grupo violaram a ordem das autoridades locais de não entrar no perímetro das zonas afetadas pelo vulcão. “Força, La Palma, os cachorros estão bem”, diz o cartaz filmado no vídeo. 

Inicialmente os cachorros seriam resgatados pela Aerocamaras, uma empresa de drones. Contudo, quando eles chegaram ao local, notaram que os animais não estavam mais lá. Nas imagens registradas pelos drones, observaram pegadas humanas onde os animais deveriam estar. Segundo a publicação, a empresa tinha permissão das autoridades locais e estava se preparando há três dias. Os equipamentos de voo tem capacidade de levantar até 20 quilos, e o resgate seria feito com ajuda de redes. 

Ao El País, o jornalista da 7.7 Rádio La Palma, Pedro Montesinos, disse que os animais pertencem a um caçador de 70 anos que estava caçando no domingo em que o vulcão entrou em erupção”. Ele conta que a Guarda Civil o obrigou a deixar a área sem os cachorros e agora ele está instalado em outro local. Por isso, os animais tiveram que voltar para casa guiados por seu olfato e instinto. 

Depois de resgatados, o grupo não revelou o paradeiro dos animais. 

[The Guardian]

 

Sair da versão mobile