_Tecnologia

Grupos de hackers que criam ransomwares costumam ter vida curta, diz relatório

Levantamento feito pela IBM Security aponta que coletivos do tipo duram 17 meses, em média. Ao mesmo tempo, é comum que hackers se reúnam novamente após a primeira ação, mais preparados e perigosos

ransomwares

Um relatório da IBM Security revela que grupos responsáveis por ransomwares tem vida curta: duram em média 17 meses. No entanto, o documento também aponta que eles costumam retornar após algum tempo, com a experiência adquirida na primeira atividade e com ransomwares mais perigosos e destrutivos que os utilizados anteriormente.

Para quem não conhece a forma de atuação desses grupos, vai aí uma breve explicação. Um ransomware é um software malicioso, um tipo de vírus de computador desenvolvido por pessoas má intencionadas.

Normalmente, os ataques envolvendo ransomwares são crimes de extorsão, onde o criminoso pede dinheiro para não divulgar informações pessoais de determinado site ou página, ou dados pessoais de usuários e clientes. Dá para funcionar como uma espécie de sequestro: para liberar o acesso a um banco de dados importante para os negócios daquela empresa, os criminosos exigem uma grana pesada.

Um caso recente desse tipo de ataque no Brasil foi a invasão aos sistemas das lojas Renner em agosto de 2021. Tanto o site quanto o aplicativo da loja online da empresa ficaram fora do ar por alguns dias. Os criminosos afirmaram ter acesso a todos os dados da plataforma, incluindo dados de usuários. Para devolver o controle das plataformas digitais à loja, eles pediram US$ 1 bilhão.

Um dos motivos de os grupos criminosos não durarem tanto tempo, segundo o relatório, é o fato de agências estatais e governos estarem cada vez mais eficientes no combate a esse grupos. Com a popularização de ataques do tipo durante a pandemia, empresas também passaram a olhar mais para questões envolvendo cibersegurança.

Caso suas ações criminosas anteriores tenham resultado em sucesso, o grupo criminoso, munido de recursos financeiros, tem possibilidade de melhorar a forma como operava.

Por isso, a conclusão dos pesquisadores é de que os ransomwares não deixarão de ser uma ameaça tão cedo, e que, embora os esforços dos governos estão com uma boa taxa de sucesso, ainda são insuficientes para sufocar a quantidade de quadrilhas existentes e que são especializadas nesta atividade econômica.

Por isso, a recomendação é que as empresas invistam em sua infraestrutura de segurança cibernética para evitar que eventuais vulnerabilidades sejam exploradas por criminosos. Melhor prevenir, do que remediar – principalmente quando o assunto é segurança da informação.

Sair da versão mobile