_Jogos

Guia Gizmodo para E3 2015: datas, horários e o que esperar do maior evento de jogos do ano

Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a Electronic Entertainment Expo 2015.

por Daniel Junqueira

A semana mais esperada do ano no mundo dos jogos eletrônicos está para começar: vem aí a E3 2015. Há 20 anos sendo realizada anualmente em Los Angeles, a Electronic Entertainment Expo é meio que a festa de ano novo no mundo dos jogos. É quando paramos para relembrar quais foram as promessas passadas das publishers, o que foi cumprido e o que podemos esperar para os próximos meses.

Oficialmente, a E3 só começa na terça-feira (16) e vai até quinta-feira (18), mas na prática as coisas começam a esquentar um pouco antes. Neste ano, a aventura começa no domingo (14), dia em que a Bethesda fará a sua primeira conferência na história da E3 e vai nos mostrar seus planos para Fallout 4 e o reboot de Doom. A emoção segue durante a segunda-feira inteira, com Sony, Microsoft, EA e Ubisoft apresentando suas cartas, até que na terça-feira temos a Nintendo, Square Enix e uma conferência para jogos de PC fechando os grandes anúncios.

Preparamos este guia para que você saiba exatamente o que fazer, onde ver, o que esperar e tudo mais que importa nesses dias maravilhosos para ser fãs de jogos eletrônicos.

Conferências: datas, horários e o que esperar delas

Normalmente o mundo dá mais atenção para as conferências de Sony, Microsoft e Nintendo, e há um motivo óbvio para isso: se eu tenho um console da Microsoft, então talvez eu deva prestar atenção no que a Microsoft tem a me apresentar. E o mesmo vale para Sony e Nintendo: o pessoal do PS4, PS Vita, Wii U e 3DS quer ouvir das japonesas o que elas reservam para os próximos meses desses consoles.

Mas esse ano a entrada da Bethesda muda um pouco essa história. Afinal, teremos uma conferência especial para Fallout 4 e outras coisas. E Fallout é um jogaço.

Outra mudança fica por conta da Square Enix (que não deve mostrar Final Fantasy XV) e da PC Gaming, realizada pela revista PC Gamer em parceria com grandes nomes conhecidos pela Master Race, como AMD, Blizzard, Devolver e até a Square Enix.

Ubisoft e EA fazem suas conferências próprias há anos, então já sabemos o que esperar: Assassin’s Creed, Star Wars Battlefront, jogos da EA Sports, Need for Speed e mais.

Agora que você já sabe um pouco do que cada conferência representa, está na hora de saber os detalhes: data, horário, onde assistir e o que esperar.

Bethesda

Quando?

Dia 14 de junho às 23h (horário de Brasília)

Onde assistir?

Um stream será feito pelo Twitch da Bethesda.

O que esperar?

A Bethesda já adiantou dois títulos que aparecerão em sua conferência. Um deles é o reboot de Doom. O outro é Fallout 4. É pouca coisa? São dois jogos aguardadíssimos e com um potencial imenso de aproveitar a potência dos consoles e PCs modernos. Mas será só isso? Provavelmente não.

Há quem diga que a apresentação de cada jogo será bem longa – coisa de meia hora para cada um deles. Mas é difícil imaginar que só isso seja mostrado. Eu chutaria que veremos algo relacionado a Dishonored – talvez uma sequência, ou quem sabe uma remasterização para a nova geração, ou até mesmo os dois. Algo sobre The Elder Scrolls Online não está descartado – o jogo foi lançado nesta semana para consoles e a Bethesda pode aproveitar toda a atenção que estará voltada para ela para promover um pouco mais seu MMORPG.

O que não esperar?

Fãs de The Elder Scrolls, sugiro que não se animem muito. É pouco provável que a Bethesda anuncie a sequência de Skyrim neste momento. Provavelmente só ouviremos algo sobre Elder Scrolls VI após o lançamento de Fallout 4. Mas eu posso estar errado. Espero que esteja.

Microsoft


Stand da Microsoft na E3 2012. Foto via Flickr/Doug Kline

Quando?

Segunda-feira, dia 15 de junho, às 13h30 (horário de Brasília)

Onde assistir?

Streaming ao vivo pelo site Xbox.com, ou no seu Xbox One, Xbox 360 ou Windows Phone.

O que esperar?

Halo 5: Guardians, Forza Motorsport 6 e Rise of the Tomb Raider e Fable Legends são as certezas, mas não deve ser só isso. Gears of War deve voltar ou com um novo título ou com uma remasterização que vazou há algum tempo – não descartaria a hipótese da sequência ser anunciada agora junto com os relançamentos. Além disso, a Microsoft costuma dar bastante espaço para thirds falarem de seus lançamentos, então esperem um tempo dedicado a Call of Duty: Black Ops III, jogos da EA e Assassin’s Creed Syndicate.

Todos os anos, na época da E3, eu volto a sonhar com um retorno triunfal da antiga Rare. Será que em 2015 finalmente isso acontecerá? Um novo Banjo Kazooie, um novo Battletoads, um novo Kameo, um novo Perfect Dark, ou até mesmo um Jet Force Gemini.

O que não esperar?

Quantum Break vai pular a E3 e só aparecerá na Gamescom em agosto. Apesar da minha esperança em ver o retorno da Rare, não contaria muito com isso. Dois outros jogos apresentados em 2014 – Crackdown e Saclebound – também vão aparecer apenas na Gamescom.

Electronic Arts


EA durante a E3 2013. Foto via Flickr/EMR

Quando?

Segunda-feira, dia 15 de junho, às 17h (horário de Brasília)

Onde assistir?

No Twitch da EA.

O que esperar?

Star Wars Battlefront talvez seja o principal lançamento da EA para o ano, e certamente ouviremos muito sobre ele durante a E3. FIFA 16 e toda a linha de jogos esportivos anuais da empresa também devem dar as caras. Mirror’s Edge Catalyst foi confirmado nesta semana e também aparecerá no evento.

Em 2014, a EA fez uma rápida apresentação do novo Mass Effect. Como fã da série, digo que esse é uma das coisas que mais me faz ficar empolgado com a E3 2015. Espero que o jogo apareça desta vez: no ano passado, ele estava em fase bem inicial de desenvolvimento, e não me espantaria se ele ficasse apenas para o fim de 2016. Titanfall 2, também já anunciado, também deve ocupar um pouco do tempo dos executivos da EA durante o evento.

O que não esperar?

Uma data de lançamento para o novo Mass Effect, talvez? Jogos para Wii u também não aparecerão, já que a empresa não lança mais seus jogos na plataforma da Nintendo.

Ubisoft


Ubisoft na E3 2013. Foto via Flickr/EMR

Quando?

Segunda-feira, dia 15 de junho, às 19h (horário de Brasília)

Onde assistir?

No Twitch oficial da Ubisoft.

O que esperar?

Assassin’s Creed Syndicate deve ser o principal jogo da Ubisoft para 2015. Já ouvimos falar um pouco sobre ele, mas a apresentação da E3 deve se aprofundar em novas mecânicas e outras coisas. Além disso, Tom Clancy’s The Division, previsto para 2016, também deve ser mostrado em detalhes. Por falar em Tom Clancy, Rainbow Six: Siege, com lançamento marcado para outubro, certamente será uma das atrações da Ubisoft. Não se esqueça do novo Just Dance – afinal, um jogo da série é lançado por ano e a Ubisoft não perderá a oportunidade de mostrar o que preparou para a nova versão do jogo. É possível também que um novo Rayman seja apresentado.

O que não esperar?

Beyond Good & Evil 2 foi anunciado em 2008. Em 2011, a Ubisoft disse que seu projeto foi passado para os novos consoles. E desde então o jogo está desaparecido. Não contaria com sua aparição nesta E3.

Sony


Sony na E3 2013. Foto via Flickr/EMR

Quando?

Segunda-feira, 15 de junho, às 22h (horário de Brasília)

O que esperar?

A Sony vai fechar a segunda-feira com seus novos projetos para o PS4. Sabemos de ao menos dois jogos que aparecerão na feira: Uncharted 4: A Thief’s End, que só será lançado em 2016, talvez seja o maior dos projetos atuais da Sony. A série Ratchet & Clank ganhará um longa animado em 2016 e um jogo já foi anunciado para acompanhar o filme (tecnicamente, será um jogo baseado em um filme baseado em um jogo).

Mas a Sony tem muito mais que pode ser apresentado. Um novo Gran Turismo para PS4, um novo God of War, o novo projeto de David Jaffe, criador de God of War, que se chama Draw to Death. Until Dawn, jogo de terror da empresa previsto para agosto, deve ser mais um a ser mostrado na E3. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, possivelmente o último MGS sob o comando de Hideo Kojima, pode muito bem ser uma das grandes atrações da Sony – a série sempre foi muito próxima aos consoles PlayStation.

A verdade é que sabemos muito pouco do que a Sony tem planejado para seu console – e isso é o que me deixa mais animado para a conferência dela na E3.

Onde assistir?

Pelo Twitch, YouTube, blog da Sony ou PlayStation.com

O que não esperar?

O PS Vita já foi deixado meio que de lado pela Sony há algum tempo e se tornou uma ótima máquina para jogos independentes. Não espere nada muito diferente de anúncios de jogos indie para o portátil.

The Last Guardian. Anunciado em 2009, o jogo está sumido há anos. A Sony e o estúdio Team ICO negam seu cancelamento. Rumores dizem que ele voltará nessa E3. Mas, sinceramente, eu não espero mais nada desse jogo, e duvido muito que ele seja mostrado em 2015.

Nintendo


Nintendo durante a E3 2012. Foto via Flickr/Doug Kline

Quando?

Terça-feira, dia 16 de junho, às 13h (horário de Brasília)

Onde assistir?

No site especial da Nintendo para a E3.

O que esperar?

A conferência da Nintendo não vai ser exatamente uma conferência. A exemplo do que a empresa fez nos últimos anos, desta vez ela só divulgará um vídeo com seus principais anúncios – como ela costuma vez de tempos em tempos com o Nintendo Direct.

De qualquer forma, há muito o que se esperar por parte da Nintendo. Xenoblade Chronicles X, lançado em abril para o Wii U no Japão, deve ganhar uma data de lançamento ocidental. Star Fox para Wii U, produzido por Shigeru Miyamoto, está prometido para 2015, então certamente veremos algo sobre ele aqui – no começo do ano, Miyamoto confirmou que o jogo sairia ainda em 2015. Para o Wii U ainda temos o promissor Mario Maker, jogo de construção de fases de Super Mario Bros. (crie seu próprio Mario em casa!). Fire Emblem if, que sai no fim de junho para o 3DS no Japão, também deve ganhar mais detalhes – especialmente em relação ao seu lançamento ocidental, previsto para 2016.

Durante esta semana, a Koei Tecmo soltou acidentalmente um vídeo da versão para Nintendo 3DS de Hyrule Warriors, o jogo que se passa no universo de Zelda que coloca uma porrada de inimigos de uma só vez na tela. Certamente será um dos anúncios da Nintendo na E3 – e não duvido que acabe sendo o principal jogo do 3DS para 2015.

A Retro, estúdio responsável pela brilhante trilogia Metroid Prime e pelos excelentes Donkey Kong Country Returns e Tropical Freeze, deve anunciar alguma coisa na E3. Um jogo completamente novo? Ou um novo Metroid? Quem sabe um jogo para fechar a nova trilogia Donkey Kong Country?

O que não esperar?

The Legend of Zelda para Wii U foi adiado para 2016 e não estará na E3. O Nintendo NX, novo console da empresa, só será apresentado no ano que vem. E a investida mobile da empresa também não será detalhada na E3.

Square Enix


Square Enix durante a E3 2011. Foto via Flickr/Doug Kline

Quando?

Terça-feira, dia 16 de junho, às 14h (horário de Brasília)

Onde assistir?

No Twitch ou no YouTube da Square Enix

O que esperar?

Deus Ex: Mankind Revolution Rise of the Tomb Raider. Dragon Quest Heroes sai em outubro para PS4 no ocidente, então é provável que apareça. Quero muito ver Kingdom Hearts 3. Just Cause 3 é mais um jogo já anunciado que provavelmente aparecerá nessa conferência.

O que não esperar?

Final Fantasy XV é mais um jogo a pular a E3 e dar as caras apenas na Gamescom. Mas como é um jogo sem data de lançamento anunciada, podemos colocá-lo já na lista da E3 2016?

PC Gaming Show

Quando?

Terça feira, dia 16 de julho, às 21h (horário de Brasília)

Onde assistir?

Pelo Twitch da PC Gamer

O que esperar?

A E3 tradicionalmente é focada em consoles, mas a Master Race do PC também terá seu espaço próprio neste ano com uma conferência preparada pela revista PC Gamer em parceria com a AMD.

Saca só a lista de empresas confirmadas na conferência: AMD, Arenanet, Blizzard, Bohemia Interactive, CCP Games, Cliff Bleszinski, Cloud Imperium Games, Creative Assembly, Dean Hall, Devolver, Frictional Games, Fullbright, Nexon, Paradox Interactive, Pixel Titans, SCS Software, Splash Damage, Square Enix, Tripwire Interactive, Xbox.

Então pode esperar uma quantidade imensa de jogos para PC.

O que não esperar?

É difícil falar. É a primeira vez que essa conferência será realizada e não sabemos nem direito o que esperar dela – além de uma enxurrada de anúncios para PC.

Realidade virtual

Sim, a realidade virtual quer renascer nos videogames e a E3 2015 pode ser o palco ideal para mostrar ao mundo quais são suas possibilidades. Sabemos que Valve, Sony e Oculus trabalham em headsets de realidade virtual que serão lançados entre o fim de 2015 e o começo de 2016. Então agora é a hora de apresentar para todos como essas empresas acham que será o futuro dos games.

A Oculus já queimou a largada, e ontem (11) fez uma conferência própria para detalhar o Oculus Rift. Vimos como será seu design final, suas formas de controle (o Oculus Touch, baseado em movimentos, e o controle tradicional do Xbox One) e alguns dos seus primeiros jogos.

Na segunda-feira, pode ser a vez da Sony. O Project Morpheus está previsto para 2016, e a Sony falou muito pouco sobre jogos para ele. Se seu lançamento está tão próximo, já deveríamos ao menos começar a ver o que o Morpheus nos oferecerá.

Já a Valve… bem, a empresa não estará na E3, então nada de Steam VR nem HTC Vive na semana que vem. Uma pena. A Valve ainda precisa esclarecer muitas coisas sobre suas duas investidas no mercado de hardware. Além do Steam VR, a empresa também promete as primeiras Steam Machines e o Steam Controller, que foi apresentado em sua versão final na semana passada, mas ainda é um pouco misterioso.

Ainda no mundo da realidade virtual mas não exatamente na realidade virtual temos o HoloLens, da Microsoft, que é na verdade um headset de holografia. Em sua apresentação oficial, a Microsoft colocou um pequeno teaser de um jogo parecido com Minecraft. Era apenas uma demonstração de como o gadget pode ser usado para jogos, e agora queremos ver algo mais concreto.

Os principais jogos já anunciados

Diversos jogos que estarão na E3 já foram mostrados de alguma forma. Na galeria abaixo selecionamos alguns deles com seus respectivos consoles. São alguns dos títulos que sabemos que existem e queremos que estejam na E3.

[galeria_embeded]

E o que mais?

Além das principais conferências, a E3 costuma ter muita coisa. Muita coisa mesmo. Telltale, Activision, Atlus, Capcom, Bandai Namco, Crytek, Konami e Take Two são alguns dos nomes confirmados que não terão um evento próprio. Elas podem aparecer no meio das outras conferências ou apenas apresentar seus jogos durante a feira.

O Gizmodo Brasil estará de olho em tudo o que acontecer na E3 2015 e traremos as principais novidades para você. Então já pode começar a se aquecer: os próximos dias serão agitados.

Foto via Flickr/patsun

Sair da versão mobile