_Jogos

Guia Gizmodo para a E3 2016: datas, horários e o que esperar do maior evento de jogos do ano

Tudo o que você precisa saber para acompanhar o maior e mais importante evento de jogos de 2016.

por Daniel Junqueira

Vai começar a E3 2016, o evento mais importante do ano para a indústria dos videogames. Entre os dias 14 e 16 de junho, os grandes nomes do mercado de games vão apresentar suas principais armas para o segundo semestre do ano e além.

As novidades vão aparecer antes disso. Algumas coisas já estão sendo pré-anunciadas, enquanto outras serão mostradas nas tradicionais conferências pré-E3 que rolam todos os anos. Já começando no domingo (12), você vai poder trocar o dia dos namorados pelas keynotes da Electronic Arts e da Bethesda, enquanto segunda-feira é a vez da Ubisoft dar as suas cartas.

As três grandes do mercado também vão mostrar suas novidades, obviamente. Na segunda-feira à tarde é a vez da Microsoft, enquanto a Sony marcou seu evento para a noite do mesmo dia. Já a Nintendo fará um pouco diferente neste ano e vai dar destaque principalmente para o novo The Legend of Zelda do Wii U, mas outros games da empresa também vão dar as caras nesses dias do evento (diferentemente do que a própria Nintendo havia anunciado há algum tempo).

Quer estar preparado para tudo isso? Preparamos um guia com todos os horários das principais conferências e um pouco do que esperar de cada uma delas. Nós acompanharemos tudo e traremos as maiores novidades, claro. Então vamos lá:

EA

EA durante a E3 2013. Foto via Flickr/EMR

Quando?

Dia 12/06, às 17h (horário de Brasília)

O que esperar?

A EA vai aproveitar o domingo para fazer sua conferência, na qual deve mostrar basicamente as coisas de sempre: a atualização anual das suas franquias de esportes (como FIFA e Madden NFL), além de mais detalhes sobre os já confirmados Battlefield 1 e Titanfall 2. Também podemos esperar alguma novidade do mundo de Star Wars, já que os direitos da produção de jogos da série pertencem à EA.

Outro jogo que deve aparecer é Mass Effect Andromeda, que estava previsto para 2016 mas foi adiado para 2017. O novo jogo da BioWare é um dos mais aguardados jogos da EA e dá sequência à aclamada série que teve seu mais recente episódio lançado em 2012. Como será Mass Effect no PS4 e Xbox One? Eu quero muito saber.

Onde assistir?

Pelo site da EA.

Bethesda

Bethesda na E3 2013. Foto via tarciltarcil/Flickr

Quando?

Dia 12/06 às 23h (horário de Brasília)

O que esperar?

Um novo The Elder Scrolls? Seria excelente, mas rumores apontam para uma versão remasterizada de Skyrim, que seria lançada já em novembro deste ano. Seria uma adição muito bem-vinda à biblioteca dos consoles atuais, sem dúvidas, mas nada impede que o sexto jogo da série também seja apresentado, mesmo que ainda sem previsão de lançamento, não é?

Além disso, a Bethesda também vai falar mais sobre Dishonored 2, anunciado na E3 do ano passado e que tem lançamento marcado para o fim deste ano. Podemos esperar algo sobre DLCs para o recém-lançado Doom e para Fallout 4 também.

Prey 2, The Evil Within 2 e um novo Wolfenstein são outros títulos especulados. Vem coisa grande por aí, e acho que quem não se importar em ir dormir um pouco mais tarde no domingo vai ficar bem feliz com a conferência.

Onde assistir?

Pelo Twitch da Bethesda.

Microsoft

Stand da Microsoft na E3 2012. Foto via Flickr/Doug Kline

Quando?

13/06 às 13h30 (horário de Brasília)

O que esperar?

Um novo Forza Motorsport já foi confirmado pela Microsoft, mas as novidades da empresa devem ir muito além do novo episódio da série de corrida.

Entre jogos para o Xbox One, devemos ver novidades sobre Scalebound, Sea of Thieves, Crackdown 3 e ReCore, anunciados no ano passado, e também de Gears of War 4, um dos grandes títulos previstos para 2016 no console da Microsoft. E Halo Wars 2 é outro jogo bastante aguardado.

Mas não é só isso. A Microsoft também pode apresentar uma nova versão do Xbox One – um modelo slim do console, como aconteceu com o Xbox 360 no passado. Já falamos aqui sobre essa possibilidade, e que também pode ser que um novo controle seja anunciado.

Onde assistir?

Pelo site do Xbox.

PC Gaming Show

Foto via blog Windows Experience

Quando?

Dia 13/06, às 15h30 (horário de Brasília)

O que esperar?

Assim como no ano passado, a raça superior que joga em PC vai ter um evento próprio para conhecer alguns lançamentos. Não sabemos exatamente o que será anunciado, mas a lista de parceiros da conferência tem nomes de peso como Microsoft (que pode falar algo relacionado a jogos no Windows 10), Oculus, Razer, Square-Enix, SEGA e Paradox.

Onde assistir?

Pelo site do PC Gaming Show.

Ubisoft

Ubisoft na E3 2013. Foto via Flickr/EMR

Quando?

Dia 13/06, às 17h (horário de Brasília)

O que esperar?

A Ubisoft já confirmou a existência de Watch Dogs 2, que agora se passará em San Francisco, então é certeza que uma parte considerável da sua apresentação será destinada ao jogo.

Além disso, em 2015 a empresa anunciou South Park: The Fractured But Whole (que nome fantástico) e desde então não falou mais nada sobre ele. Eu quero novidades sobre ele!

Já a principal franquia da empresa na atualidade, Assassin’s Creed, provavelmente ficará de fora do evento – um novo jogo da série deve ficar para o ano que vem.

Onde assistir?

Pelo site da Ubisoft.

Sony

Sony na E3 2013. Foto via Flickr/EMR

Quando?

Dia 13/06 às 22h (horário de Brasília)

O que esperar?

No ano passado a Sony fez uma baita conferência e surpreendeu muita gente com o retorno de The Last Guardian, Shenmue 3 e o remake de Final Fantasy VII. O que eles podem fazer esse ano para igualar 2015?

Bem, uma das coisas esperadas para a conferência já foi negada pela Sony – a japonesa confirmou que de fato trabalha em uma nova versao do PS4, o tal PS4 Neo, mas ele não será apresentado agora.

Mas tudo bem, porque tem muito jogo por aí. Além de The Last Guardian, que até a última vez que vimos estava previsto para 2016, também pode ser que apareça um novo God of War, considerando que a franquia ainda não fez a sua estreia no PS4.

O PlayStation VR já tem lançamento marcado para outubro deste ano. Mas o que a Sony prepara para a realidade virtual, afinal de contas? Esperamos descobrir na segunda-feira!

Também há rumores de que Crash Bandicoot fará um retorno triunfal (ou talvez nem tanto) neste ano. Crash ficou conhecido por causa dos jogos do PS1, mas se tornou um jogo multiplataforma a partir do começo dos anos 2000, e atualmente é uma franquia que pertence à Activision. Pode ser que um novo jogo do personagem seja anunciado, mas pode ser também que ele retorne de maneira bem mais discreta, como um dos personagens de Skylanders.

Onde assistir?

Pelo Twitch da Sony.

Nintendo

Nintendo durante a E3 2012. Foto via Flickr/Doug Kline

Quando?

Dia 14/06, às 13h (horário de Brasília)

O que esperar?

A última conferência é a da Nintendo, embora ela não seja uma conferência tradicional. Na verdade, a Nintendo vai transmitir um pouco de alguns jogos previstos para os próximos meses, especialmente o novo The Legend of Zelda para Wii U (e para o futuro Nintendo NX).

Além disso, a empresa já confirmou que mostrará gameplay de Pokémon Go (Android/iOS), Pokémon Sun & Moon (3DS), Dragon Quest VII (3DS) e Tokyo Mirage Sessions (Wii U). Pode ser que mais alguma coisa além disso seja mostrada, mas, até o momento, esses são os títulos confirmados.

Onde assistir?

Pelo site da Nintendo.

E o que mais?


Essas são as principais conferências, mas elas não englobam necessariamente todos os anúncios que serão feitos. Algumas empresas podem aproveitar o evento de outra para mostrar seus jogos. Assim como a Square-Enix usou o espaço da Sony para anunciar o remake de Final Fantasy VII em 2015, pode ser que jogos como Red Dead Redemption 2, Dead Rising 4, Agent, Resident Evil 7 e mais. Ah sim, e como de costume, teremos um novo Call of Duty. Mas isso acontece todo ano, né?

A E3 está chegando. Você está preparado?

Foto via Flickr/patsun

Sair da versão mobile