Guinness oficializa recorde de caminhada espacial da astronauta Sunita Williams

Astronauta da NASA Sunita Williams, que ficou presa no espaço, tem dois recordes de caminhada espacial do Guinness; confira
Imagem: Reprodução/Guinness

O Guinness World Records reconheceu o feito da astronauta da NASA Sunita “Suni” Williams. Ela passou um total de 62 horas e 6 minutos na lateral da Estação Espacial Internacional em três viagens, estabelecendo o recorde. Tudo para conduzir reparos externos na espaçonave.

banner

Após completar sua primeira caminhada espacial em 2006, ela já acumulou dois títulos do Guinness. Um pelo maior tempo acumulado por uma mulher em caminhadas espaciais e outro como a mulher mais velha a realizar uma caminhada espacial.

Em sua viagem de estreia, na missão STS-116, ela se tornou a segunda astronauta indo-americana a ir ao espaço. A bordo da ISS, Sunita realizou quatro caminhadas espaciais, ultrapassando 29 horas fora da nave para reparar seu exterior. Ao todo, foram 195 dias em voo, estabelecendo recordes femininos em caminhadas espaciais e duração de voo.

Durante seu tempo livre a bordo, preparou-se para a Maratona de Boston em sua esteira, presa pela cintura devido à ausência de gravidade. Ela correu os 42,2 quilômetros até a linha de chegada, flutuando 400 km de distância acima dos competidores. Além de ser a primeira a completar esse marco, ela e o astronauta britânico Tim Peake são os únicos a correr uma maratona no espaço.

Em 2012, Suni fez sua segunda viagem ao espaço na tripulação da Soyuz TMA-05M. Então, ela realizou mais três caminhadas espaciais, conseguindo 21 horas adicionais e elevando seu recorde para 50. Por fim, passou mais 127 dias no espaço, resultando em 321 dias.

Novo recorde da astronauta Sunita Williams

No entanto, foi em seu último voo que Sunita conquistou a fama internacional. Em 2o22, a NASA a escolheu para pilotar a nave Starliner com o comandante Barry Wilmore nos voos de teste em seu programa de Tripulação Comercial.

A dupla decolou em 5 de junho de 2024 para uma viagem de oito dias, mas falhas nos propulsores e vazamentos de hélio fizeram com que o voo durasse nove meses. Em 30 de janeiro, a dupla realizou uma caminhada espacial de 5 horas e 26 minutos para remover equipamentos de rádio redundantes e realizar análises microbianas nos sistemas de suporte à vida da estação.

Sendo assim, aos 59 anos e 133 dias, Suni deixou a câmara de descompressão da Quest e conquistou o título de pessoa mais velha a realizar uma caminhada espacial (mulher) e fez uma selfie histórica. Junto com Barry, aterrissou na Flórida em 18 de março na nave espacial Dragon. Os 286 dias na ISS aumentaram seu tempo total no espaço para 608 dias, o segundo maior de qualquer astronauta da NASA depois de Peggy Whitson (675).

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas