_Cibersegurança

Hacker invade vida virtual de repórter através do iCloud

Mat Honan trabalha na Wired e, até pouco tempo, era repórter sênior no Gizmodo US. Neste final de semana, ele perdeu o controle da própria vida virtual: um hacker invadiu seu iCloud, assumiu o controle de sua conta no Google e apagou, de forma remota, os arquivos no iPhone, iPad e MacBook dele. E o hacker […]

Mat Honan trabalha na Wired e, até pouco tempo, era repórter sênior no Gizmodo US. Neste final de semana, ele perdeu o controle da própria vida virtual: um hacker invadiu seu iCloud, assumiu o controle de sua conta no Google e apagou, de forma remota, os arquivos no iPhone, iPad e MacBook dele. E o hacker começou tudo isso sem usar nenhuma senha.

Mat usava no iCloud uma senha alfanumérica de 7 dígitos, que ele vem usando “por anos e anos”. Mas o hacker, para começar o estrago, nem precisou dessa senha: foi só falar com a Apple. Mat explica em seu blog:

Alguém dizendo ser meu hacker entrou em contato… ele diz: “não adivinhei sua senha nem usei força bruta. Eu tenho meu próprio guia para obter e-mails”… Confirmei com o hacker e a Apple. Não tinha a ver com senha. [O hacker] usou o suporte técnico da Apple e uma esperta engenharia social que o deixaram escapar das perguntas de segurança…

Basicamente, o hacker telefonou para a AppleCare e pediu para resetar a senha do Mat. O hacker driblou as questões de segurança e resetou a senha do iCloud.

Mat diz que “o e-mail de backup na minha conta do Gmail é meu endereço .mac”, ligado ao iCloud. Através dele, o hacker resetou a senha do Google.

O iCloud também permite o apagamento remoto (remote wipe) dos dispositivos Apple ligados à conta. “Às 17h, eles apagaram meu iPhone. Às 17h01, eles apagaram meu iPad. Às 17h05, eles apagaram meu MacBook Air”, diz Mat em seu blog.

Por fim, o hacker tomou controle da conta no Twitter. Como a conta @mat estava ligada à conta oficial do Gizmodo US, o @Gizmodo também foi hackeado e começou a publicar tweets com ofensas. Funcionários do Twitter conseguiram conter rapidamente a invasão.

Mas o prejuízo para o Mat pode ser grande: “como eu sou um babaca e não faço backup dos dados, eu perdi mais de um ano de fotos, e-mails, documentos e mais”. Backup na nuvem pode ser bastante útil, mas não usar uma solução offline foi um grande erro dele.

E agora?

Mat já retomou suas contas no Twitter e no Google. Ele levou o MacBook a uma Apple Store, e parece que o remote wipe parou antes de começar a sobrescrever dados, então talvez seja possível restaurar parte dos documentos.

Ele também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Apple, e com o próprio Tim Cook. Depois disso, a AppleCare entrou em contato. Ele diz:

Eu enviei um e-mail para Tim Cook e para a assessoria da Apple, e quero dar a eles uma chance de responder (e fazer alterações). Eu quero dar à empresa um pouco mais de tempo para verificar seus processos internos, mas a solução deve ser apenas uma mudança de procedimento.

Até agora, não recebi nenhuma resposta oficial da Apple. No entanto, recebi uma ligação urgente do AppleCare dez minutos após o e-mail ao Sr. Cook, informando-me que… agora há apenas uma pessoa na Apple que pode fazer alterações na minha conta. Então imagino que a empresa esteja ciente do que aconteceu, e esteja analisando a atitude mais eficiente para garantir que isto não volte a acontecer.

Moral da história

Dá para aprender algumas lições com este caso:

Hoje, Mat vai explicar todos os detalhes do caso na Wired.com. Será uma boa forma de aprender com os erros dele – e ver qual será a resposta da Apple. [Emptyage via Gizmodo US]

Imagem por gualtiero boffi/Shutterstock

Sair da versão mobile