_Cibersegurança

Hacker coloca à venda o que seriam dados de 3,86 milhões de usuários do Legendas.TV

Banco de dados do popular site de legendas de séries e filmes está em um lote com credenciais de mais de 92 milhões de contas em oito serviços

typographyimages/Pixabay

Um hacker autointitulado Gnosticplayers colocou à venda na Dark Web, neste domingo (17), o que afirma ser um lote de bancos de dados hackeados de mais de 92 milhões de usuários. Entre os serviços invadidos, segundo ele, estão o site Legendas.TV e a plataforma de hospedagem de GIFs GfyCat.

A data da invasão ao banco de dados do Legendas.TV consta no vazamento como outubro de 2017, com um banco de dados de 3,86 milhões de usuários, e as informações contidas no pacote à venda incluiriam nome de usuário, senha, e-mail e endereço IP. O site é bastante popular entre brasileiros por sua ampla coleção de legendas colaborativas e gratuitas de séries e filmes.

De acordo com o ZDNet, essa é a terceira leva de bancos de dados hackeados que o invasor coloca à venda no marketplace Dream Market, na Dark Web. Gnosticplayers, segundo o site de tecnologia, já publicou anteriormente 16 bancos de dados, com informações de 620 milhões de usuários, além de uma outra leva com oito banco de dados contendo 127 milhões de usuários.

Ao todo, essa fornada mais recente traz os dados de 92,76 milhões de usuários espalhados por oito plataformas. Juntos, esses bancos de dados estão sendo vendidos, ao todo, por 2,6249 bitcoin, aproximadamente R$ 38.350. Embora o nome mais relevante internacionalmente na lista de serviços visados seja o GfyCat, a presença do Legendas.TV certamente assustará muitos brasileiros — uns poucos milhões, aparentemente.

Confira abaixo a relação completa de sites e serviços incluídos nesta leva mais recente de bancos de dados:

Gnosticplayers não quer parar por aí. Em entrevista ao ZDNet, revelou que pretende vender os registros de mais de um bilhão de usuários antes de desaparecer com o dinheiro — atualmente, sua conta está em 840 milhões de registros. “Meus dois principais objetivos são: dinheiro e a queda dos porcos americanos”, afirmou o hacker, que disse que um vazamento de uma casa de câmbio de criptomoedas está a caminho.

ClassPass e GfyCat dizem estar investigando se as informações foram mesmo roubadas, afirmando que seus bancos de dados são muito bem criptografados. O Gizmodo Brasil entrou em contato com o Legendas.TV, e atualizaremos esta publicação se tivermos alguma resposta. De qualquer jeito, se você utiliza o serviço, é melhor não dar bobeira e alterar sua senha.

[ZDNet]

Sair da versão mobile