Assim como diretores do Centro de Pesquisa Médica de Harvard, eu defendo (e sempre defenderei) o lado dos videogames no debate "videogames causam violência?". Talvez fique mais difícil com esta invenção do Waterloo Labs: eles descobriram como usar armas de fogo de verdade para jogar FPS.

 

 

Pra fazer isso, é bem simples: quatro acelerômetros são presos em uma parede, onde o jogo de tiro é projetado em tempo real. Os jogadores atiram na tela, com armas de fogo. Mede-se a intensidade das vibrações em cada acelerômetro para determinar onde exatamente a bala acertou a parede; isso é enviado para um computador, onde as coordenadas são transformadas em um tiro no jogo. E funciona muito bem — não só com balas, com pás também.

Se você tiver um projetor, um computador e alguns equipamentos de laboratório, além de experiência em projetos faça-você-mesmo e linguagens de programação, o blog do Waterloo Labs ensina você como fazer este "FPS de verdade". E você nem precisa de armas: a parede também reage a "Airsoft, elásticos, pedras e pás". Quando você terminar, avise o Giz que nós fazemos um review e damos 1 milhão de interwebs pra você — porque você terá realizado um sonho meu. [Waterloo Labs via Slashdot]