É um jogo? é um hit da Beyoncé? Não, meus amigos, é um halo solar, quando as nuvens estão cheias de cristais de gelo e criam um círculo ao redor de nossa estrela maior. E o fenômeno está acontecendo aqui no Brasil, mais exatamente no Distrito Federal, com resquício para os moradores de Goiás.

O fenômeno começou hoje lá pelas 11h da manhã e causou uma enxurrada de imagens publicadas em várias redes sociais. Pudera, se você estivesse andando por aí, olhasse para o alto e visse um círculo enorme ao redor do Sol, a primeira reação seria pensar que o Apocalipse enfim estava chegando — e depois, claro, você tiraria algumas fotos de celular. E olha que ele poderia ter assumido outras formas:

O Inmet [Instituto Nacional de Metereologia] informou, ainda, que o halo pode ser visto de várias formas. Entre elas, quadriculada ou em forma de linha reta, por exemplo. “Este é um fenômeno ótico normal. Não é possível prevê-lo, pois todos os aspectos que o fazem acontecer variam de local para local, condições climáticas e alguns outros pontos”, explica Rangel.

E vocês, nobres leitores do DF e de Goiás? Olharam muito para o Sol e registraram o momento? Ou voltaram para casa em pânico, aguardando o ataque alienígena?

[Fotos por @moniquegasp, @TataMaia, @vemdanoninho, @lovesrestart_]