O lançamento do Nintendo DSi está logo ali e apesar de algumas imagens oficiais e vídeos estarem espalhados por aí, como é que ele se parece de perto?

Em resumo, ele é bonito. O hardware em si do DSi não é mais brilhoso nem tem aquela aparência vagabunda de plástico. Em vez disto, o seu acabamento fosco dá a ele a sensação de ser ligeiramente emborrachado, o que cai bem na mão. O físico mais esbelto e as telas maiores do DSi são bastante notáveis, mas nada muito drástico. E, é claro, a inclusão da entrada de cartão SD não proprietário é muito bem-vinda, mesmo que à primeira vista aparente ser meio estranha.

Eu rodei aproximadamente 30 minutos de diversos demos de câmera e áudio no DSi (nada de demo do navegador, putz….), e pelo que pude ver, estou bastante intrigado. Apesar dos aplicativos de câmera e áudio serem essencialmente demonstrações tecnológicas que, na minha opinião, não serão muito usados pelas pessoas depois de algumas semanas, eles mostram do são capazes estes novos recursos de hardware.

Com o conjunto de aplicativos de áudio você pode pegar um arquivo MP3 AAC (ou criar a sua própria gravação) e manipular a velocidade e/ou a altura do som usando um sistema coordenado de dois eixos na touchscreen. A deformação da voz parece ser relativamente intuitiva e só de ouvir um pouco usando os alto-falantes do DSi não me fez achá-los tão ruins assim. Tem até um recurso bacana com vários visualizadores com temas da Nintendo e você pode usar os botões L/R nos ombros para acrescentar os seus próprios efeitos sonoros sobre as músicas.

blue_dsi_0006 blue_dsi_0008 blue_dsi_0014 blue_dsi_0012 blue_dsi_0010 blue_dsi_0009 blue_dsi_0013 blue_dsi_0005 blue_dsi_0011 blue_dsi_0015 blue_dsi_0007

O software da câmera também foi divertido de se brincar, já que há efeitos que permitem que você deforme e distorça as imagens como quiser, acrescente gráficos sobre ela ou use o ‘emocionador’ – e automaticamente contorça rostos para formar expressões específicas (o meu recurso predileto). O uso dos botões L/R como obturador também dá ao recurso uma sensação boa. Em essência, a Game Boy Camera renasceu.

A Nintendo demonstrou o Warioware Snapped, que faz uso considerável da câmera (algo disponível a todos os desenvolvedores), e mostra como softwares criativos poderiam fazer o DSi muito mais que apenas uma leve renovação de hardware. Com o Warioware, você coloca o DSi na mesa e deixa a câmera da frente detectar o seu rosto e mão. Depois disso, a sua silhueta aparece na tela enquanto você é instruído para mover a sua cabeça e mãos de diversas maneiras. E de forma nenhuma pareceu ser um recurso brega fazendo uso de hardware inadequado.

Eu só passei um tempinho com o DSi, então não posso julgá-lo direito. Mas posso dizer que estou ansioso pelo seu lançamento e para ver como os jogos se aproveitarão destes novos recursos. [Nintendo DSi]