_Jogos

Hands-on do Spawn HD-720: ei, esse negócio de jogos por streaming até que pode funcionar

Você já ouviu do que se trata: o Spawn-720 é tipo um Slingbox para games, permitindo que você jogue o seu Xbox 360, PS3 ou (quase) qualquer outro console no PC via internet, através de um cliente de streaming. Mas funciona mesmo? Por enquanto, sim.

Você já ouviu do que se trata: o Spawn-720 é tipo um Slingbox para games, permitindo que você jogue o seu Xbox 360, PS3 ou (quase) qualquer outro console no PC via internet, através de um cliente de streaming. Mas funciona mesmo? Por enquanto, sim.

A premissa do Spawn é dupla: você pode acessar o seu console via internet para jogar quando, digamos, a TV está ocupada por outra pessoa, ou quando você estiver fora de casa. E você também pode convidar jogadores remotos para jogar com você (e eles aparecem como jogadores locais) via internet, a partir de qualquer lugar. O sistema inteiro custa US$ 200, mas não há taxa mensal depois disso.

A caixa de streaming é exatamente isso: uma caixa discreta cheia de conexões de áudio e vídeo na traseira. É um hardware de intermédio, repousando entre a origem do vídeo (o console) e qualquer display onde esse console esteja conectado. É exatamente essa a função do Spanw-720: ele intercepta o sinal de vídeo, codifica e o envia pela internet, sem interagir em momento algum com o console. De fato, o único input que ele é capaz de fornecer é através dos conetores para controles onde quem conectar um controle pode agir como mais um jogador local, jogando pela caixa.

Então ok, vamos à pergunta que é impossível não fazer: tem muito lag? Eu testei Kung Fu Panda em uma conexão LAN, rodando em um medíocre laptop Core 2 Duo de 500 dólares, e funcionou. Não posso dizer que não houve lag, porque houve sim, mas não foi o suficiente para estragar um jogo como este, ou mesmo um jogo de tiro em primeira pessoa. A diferença foi mais ou menos a de um mouse com fio para um dos primeiros mouses wireless. Suficiente para fazer com que alguns comandos sejam um pouco imprecisos, mas não o bastante para deixar ninguém irritado. Este lap era, naquele momento, um Xbox 360.

Previsivelmente, houve um porém. E foi um grande porém. Eu não pude testar o Spawn remotamente. Os caras do Spawn me prometeram uma versão de testes na qual eu poderei testar o comportamento do streaming via internet mesmo, e não rede local. Aí sim veremos se a coisa funciona.

Este será o teste definitivo, e um teste para o qual eu realmente mal posso esperar. Mesmo no seu estado atual, o Spawn-720 já cumpre metade do que promete: via rede local ele se sai bastante bem. Mas fazer streaming de um jogo como Call of Duty 4 em uma conexão com upload meia-boca? Aí que o bicho vai pegar. [Spawn]

Sair da versão mobile