_Tecnologia

[Hands-on] O controle do Xbox One: ter gatilhos com vibração é sensacional

Você provavelmente já ouviu que, segundo a Microsoft, o novo controle do Xbox One tem 40 novos recursos para torná-lo mais fácil de usar. Isso é verdade! Mas alguns realmente se destacam – principalmente os gatilhos com feedback. Depois de segurar um deles por alguns minutos, posso dizer oficialmente que o controle do Xbox One […]

Você provavelmente já ouviu que, segundo a Microsoft, o novo controle do Xbox One tem 40 novos recursos para torná-lo mais fácil de usar. Isso é verdade! Mas alguns realmente se destacam – principalmente os gatilhos com feedback.

Depois de segurar um deles por alguns minutos, posso dizer oficialmente que o controle do Xbox One é muito bom. Ele é mais confortável graças a uma série de alterações: as pilhas agora ficam dentro do controle e tornam a traseira uma peça só, por exemplo. Mas a maior mudança foi mover o centro de gravidade para mais perto do seu corpo, o que ajuda a equilibrá-lo melhor nas mãos.

O D-pad melhorado é muito, muito mais fácil de usar do que a versão atual do Xbox. Os analógicos, por sua vez, ficaram mais fáceis de manusear, e o botão central do Xbox foi movido mais para cima, ficando um pouco mais natural – e um pouco mais difícil de alcançar (um problema se você o usa tanto quanto eu). No geral, ele deve se encaixar mais confortavelmente em mais tamanhos de mão.

E o feedback por vibração? Bem, realmente parece que ele pode criar uma experiência imersiva e melhor. A Microsoft preparou algumas estações para nós testarmos o novo controle, com seis demonstrações de como o efeito pode ser usado em situações reais de jogo (por enquanto, são apenas truques que chamam a atenção). Eis um resumo rápido de cada um; os destaques em verde de cada vídeo, mostrados na tela, estão abaixo.

Aqui você vê uma roda de carro parando, e você a sente através do controle. Mas à medida que ela desacelera, a vibração dos raios da roda é sentida no gatilho esquerdo, em intervalos curtos que se alinham com o que está na tela. Muito legal.

 

Eis uma arma sendo disparada, e cada vez que ela atira, só o gatilho direito do controle treme. É uma sensação muito, muito legal quando você está apenas segurando o controle, porém um pouco menos interessante quando você de fato usa o botão à medida que a arma dispara, porque a sensação de pressionar o gatilho é menor. (Na demonstração, a arma atirava sozinha.)

 

Eis um helicóptero voando dentro e fora do enquadramento, e os rotores girando forte para frente e para trás, em um uníssono assimétrico para simular as hélices. Na demonstração, vimos outros movimentos também: o helicóptero descia e voltava a subir, virava para a direita, e um lado do controle tremia muito mais enquanto o helicóptero fazia uma curva para não bater. O novo controle dá uma sensação infinitamente maior de um helicóptero – pelo menos para o meu cérebro – do que o feedback tátil da versão antiga.

 

Esta demonstração é enganosamente legal. À medida que o fogo treme em suas mãos, você sente uma vibração média, mas quando você joga a bola de fogo, a vibração muda ligeiramente, e se concentra mais nas pontas dos dedos. Você realmente sente o impulso.

 

A última demonstração foi de um monitor cardíaco, mas o vídeo não deu certo, então eis uma foto da estação de testes. A demonstração em si é o que você esperaria: a tela exibe um coração batendo, e você sente a pulsação no controle através do feedback.

O Xbox One ainda não tem data específica de lançamento, mas a Microsoft diz que ele sai “ainda este ano”. Esperamos ver mais detalhes sobre o console durante a E3 2013, que começa em 11 de junho.

Sair da versão mobile