_Microsoft

O que a Cortana em português já pode fazer, e onde ela ainda precisa melhorar

Testamos a assistente por alguns dias, e analisamos onde ela já se sai bem - e o que ela ainda não consegue fazer.

A Cortana em português chegou como uma prévia a PCs com Windows 10 no programa Insider. Nós testamos a assistente nesta última semana, e analisamos onde ela já se sai bem – e o que ela ainda não consegue fazer.

Para ter acesso à Cortana, é preciso estar no programa Insider: ela fornece acesso a versões de teste do Windows 10, que antecipam novos recursos mas também trazem bugs. Por isso, não é recomendável usar uma versão Insider no dia a dia: procure instalá-la em outra partição ou em uma máquina virtual.

Baixe a ISO do Windows 10 usando esta ferramenta, siga estas instruções para criar sua máquina virtual/fazer dual boot, e então entre no programa Insider.

Para isso, vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas e clique em “Introdução”. Na mesma tela, arraste o controle de “Release Preview” para “Modo rápido”. Isso vai instalar a build 14279 ou superior.

Agora clique no campo de busca na barra de tarefas, e ative a Cortana. (Se necessário, clique em Configurações – a engrenagem na barra esquerda – para ativá-la.)

Ela pedirá para que você repita algumas frases, a fim de entender sua voz, e trará cards com notícias e previsão do tempo. Clique no ícone de microfone e comece a dizer seus comandos. Nos testes, ela conseguiu transcrever minha voz com alto grau de acerto – nesse quesito, ela é bem confiável.

Na barra esquerda, você encontrará o Caderno, que permite fazer ajustes finos nas informações que a Cortana mostra, e nos dados que ela não poderá acessar. E se você for em Configurações, pode ativar o “Ei Cortana”: dessa forma, basta dizer o comando e a assistente presta atenção – no meu caso, isso só funcionou em 50% das vezes.

Também há o botão de Lembretes, e abaixo dele um botão “?” com sugestões de comandos para você fazer. Nós testamos todas as recomendações, e listamos abaixo o que funciona, e o que ainda deixa a desejar.

Onde a Cortana se sai bem

A Cortana domina bem alguns recursos básicos, como previsão do tempo. Perguntas como “Será que eu preciso levar um guarda-chuva?”, “Como está o tempo agora?” ou “Vai chover no fim de semana?” funcionam perfeitamente. Você pode até perguntar se “Está quente em Paris?”, e ela vai responder.

A assistente também sabe lidar bem com música. Eu disse “Toque Interpol” e ocorreu uma sequência fluida de eventos: minha música atual do Spotify foi pausada, o Groove Música se abriu, e começou a tocar uma música aleatória que eu tenho da banda.

Além disso, ela consegue identificar músicas corretamente. Fiz o teste com uma música pop, uma música indie e um som da trilha sonora de The Sims – a Cortana acertou os três.

E, como uma boa assistente, ela sabe marcar lembretes. Você pode configurar algo baseado em horário, como “lembrar de comprar leite amanhã”, e não só. Ela pode exibir um aviso quando alguém ligar para você pelo Skype: “quando Bernardo ligar, lembre-me de dar os parabéns”.

É possível até mesmo criar um lembrete baseado em local. Você diz “da próxima vez que estiver no mercado, me lembre de comprar ovos”, e a Cortana pergunta a qual mercado você se refere. Isso não é muito útil para um PC, mas lembre que a assistente virá para o Windows 10 Mobile, e está disponível como um app para Android e iOS – aí os lembretes de local fazem mais sentido.

Anotações também funcionam direito. Basta dizer “nota: comprar presente para minha esposa”, por exemplo, e isso vai direto para o OneNote.

O que funciona mais ou menos

A Cortana ajuda você a inserir compromissos na agenda. Diga “marcar consulta para amanhã” ou “agendar reunião para sábado de manhã”, e ela vai adicionar o evento ao seu calendário do Outlook. No entanto, ela provavelmente vai pedir um nome para esse evento – mesmo que você já tenha dito “consulta” ou “reunião”. Este bug deve ser corrigido no futuro.

E ela ainda não é muito esperta em acessar a agenda. Por exemplo, o comando “o que eu tenho na segunda-feira?” mostra meus eventos de hoje (uma sexta-feira). O comando “o que eu tenho em seguida?” deveria mostrar seus próximos compromissos do calendário; em vez disso, ele mostra alarmes. Mudar o dia e horário de eventos também não funciona. Novamente, bugs que uma futura versão deve remediar.

A Cortana também não entende muito bem os comandos de alarmes. Digo “despertar às 6h”, ela transcreve direitinho, mas pergunta: “claro, que horas?”. Além disso, ela se esquece de processar os minutos: por exemplo, digo “criar alarme para as 5h45”, ela entende a hora e o minuto, mas cria um alarme para as 5h.

É possível criar timers, mas isso não funciona como deveria: digo “me acorde daqui a 20 minutos” e ela me pede um horário específico.

A Cortana sabe abrir apps. Diga “abrir Firefox” ou “abrir aplicativo Twitter”, e ela talvez realize seu comando. Às vezes, ela me joga para o Bing; às vezes, eu encontro uma situação de humor involuntário (pedi para abrir um mapa e ela quis abrir o Mapa de Caracteres). A assistente também abre sites como Facebook e Twitter, por isso é importante dizer “aplicativo” nesses casos.

A integração com o Mapas é inconsistente. Diga “Mostrar mapa da Avenida Rio Branco 100” e a Cortana vai abrir a busca do Bing (nem mesmo na parte de mapas). Mas se você disser “Como está o trânsito no caminho para casa”, ela mostra um mapinha com a sua localização, o destino e o tempo estimado de chegada.

A calculadora funciona apenas se você usar os comandos certos. Se disser “quanto é a raiz quadrada de 60” (como a própria Cortana sugere), você será levado ao Bing. Dizendo apenas “raiz quadrada de 60”, ela responde sua pergunta sem usar o navegador.

O mesmo vale para comandos engraçadinhos. Alguns funcionam normalmente, como “quantos anos você tem”, “onde você mora”, “quem é seu pai”, “o que você acha da Microsoft/do Google/da Apple”. Outros exigem um cuidado maior: o comando “conte uma piada” leva você ao Bing, enquanto “contar piada” funciona como o previsto. “Cantar uma música” também não funciona, enquanto “cante para mim” dá certo – mas, na minha experiência, foram umas seis tentativas até ela entender esse comando.

Nesses casos, a Cortana deixa de lado sua voz robótica (semelhante à assistente do Windows Phone 8.1) e fala de um jeito mais fluido e natural – esta deve ser a voz a ser usada futuramente para todas as respostas.

É possível também buscar arquivos, mas isso nem sempre funciona. A Cortana sabe lidar bem com nomes de arquivo e locais: por exemplo, ela entende “procurar arquivos de contrato”, ou “procurar fotos tiradas em Paris”.

No entanto, ela se confunde quando você pede por datas, ou por tipos de arquivo específicos. Quando eu perguntei “procurar vídeos de 2014”, ela trouxe anotações do OneNote com essas palavras (e feitas em 2015!). Disse “procurar imagens de 2008” e a Cortana trouxe imagens que eu criei hoje.

O que a Cortana ainda não consegue fazer

Por enquanto, a Cortana não consegue acessar seus e-mails, então comandos como “Enviar email para Júlia sobre o fim de semana” não funcionam – mas ela avisa que isso virá em uma atualização futura. Da mesma forma, ainda não é possível acompanhar status de voo ou encomendas, mas isso pode mudar em breve. Comandos como “desligue o Wi-Fi” ou “ligue o Bluetooth” também não resultaram em nada.

E, basicamente, a Cortana não consegue lidar com buscas na web – esta é sua maior limitação. Se você quer saber quem é o presidente da Finlândia, quais os horários de Deadpool no cinema, ou quantas calorias tem uma maçã, melhor não perguntar para a Cortana por enquanto.

Todos esses comandos levarão você direto ao Bing, mesmo que o Google seja seu buscador padrão. E se trata aqui do Bing Brasil, que não tem cards informativos para responder perguntas diretas como “Quantos andares tem o Empire State?”, “Quem construiu a Casa Branca?” ou “Qual é a altura do monte Kilimanjaro?” – estas são sugestões de busca dadas pela própria Cortana.

Se você quiser fazer uma tradução (“diga estação de trem em francês”), obter dados financeiros (“um euro em reais”/”preço da ação da Microsoft”) ou pedir a definição de palavras estranhas (“o que é vexilologia?”), a Cortana também não vai responder, e o Bing apenas trará os resultados de sempre. (No Google, você obtém a resposta diretamente.) A assistente não responde nem mesmo perguntas sobre futebol, para as quais o Bing Brasil às vezes tem uma tabela informativa (“classificação do Botafogo”).

Além disso, ela não está funcionando no Microsoft Edge:

A Siri, no iOS, fala português e usa o Bing Brasil para algumas de suas buscas. Por isso, a assistente da Apple não dá a definição de palavras, não encontra horários de filmes, e não converte moedas, por exemplo. No entanto, ela consegue compensar algumas deficiências do Bing (perguntas diretas, preços de ações) usando recursos como a Wikipédia e o Yahoo Finanças – não é o caso da Cortana.

Essa pode ser uma limitação preocupante. Eu escrevi sobre a estreia do Bing Brasil em 2009, e ele evoluiu bem pouco se comparado ao Bing americano e ao Google. Se a Cortana vai depender dele para responder perguntas, o buscador precisa melhorar bastante para não limitar a assistente do Windows 10.

Torcemos que isto aconteça. Estamos ansiosos para ver como a Cortana vai evoluir em PCs – afinal, este é apenas o início.

Sair da versão mobile