Não é nenhum segredo que uma versão menor do Galaxy S4, conhecida como S4 Mini, está chegando ao mercado. Nem é segredo que um híbrido de câmera/smartphone, o Galaxy S4 Zoom, está a caminho.

Apesar de ainda não haver informações sobre seu lançamento no Brasil (nem nos EUA), brincamos com eles um pouco; eis as nossas primeiras impressões.

Galaxy S4 Zoom

O Zoom é definitivamente o mais interessante dos dois. Com 15,4 mm de espessura, ele é bem volumoso mas cabe no bolso; e apesar de ser grosso para os padrões atuais, ele não é muito mais grosso do que vários dumbphones de cinco anos atrás. Não é exatamente o padrão de ouro da ergonomia, mas não é impensável que alguém possa usá-lo como celular. No entanto, essa pessoa teria que estar muito a fim de tirar fotos.

A tela Super AMOLED de 4,3 polegadas e resolução 960×540 é boa; no entanto, ela não faz o Zoom ganhar pontos. Eu me pergunto por que alguém coloca uma câmera de 16MP num celular, mas não coloca pelo menos uma tela HD para que você possa ver todos os detalhes das fotos.

A câmera possui um anel para operar o zoom óptico de 10x (que parecia muito bom). Ele também pode ser usado para ativar o modo de câmera a partir de qualquer lugar do smartphone. Então, se você está navegando na web e de repente vê algo que faria um GIF animado perfeito, basta girar o anel, selecionar o modo, e começar a gravar.

galaxy s4 mini (1)

Ele também tem um botão dedicado de obturador (como todos os smartphones deveriam ter), um slot para cartão microSD, e até mesmo um tripé. Boa ideia!

O software da câmera ainda está em desenvolvimento, e vai receber novos recursos: mais modos, basicamente, e funções como botões de zoom na tela. Além disso, o software é praticamente o mesmo que está no Galaxy S4 normal: Android 4.2.2 com a pesada skin TouchWiz da Samsung por cima.

Infelizmente, o Zoom não tem a potência do S4 real: dá para notar isso nos apps sendo lentos para abrir, e no lag perceptível quando se navega pela interface. Isso pode melhorar até o lançamento, mas não espere por um smartphone exatamente rápido. Ele tem processador dual-core de 1,5 GHz e 1,5 GB de RAM.

Galaxy S4 Mini

galaxy s4 zoom (1)

Não há muuuito a se dizer sobre o Galaxy S4 Mini. Ele é, como você imagina, menor do que o Galaxy S4. Ele também é mais lento, tem uma tela com resolução inferior, e uma câmera pior. Essencialmente, este é o Galaxy S4 Zoom, mas sem a grande câmera na parte traseira. Tela de 4,3 polegadas e resolução 960×540, processador dual-core de 1,7 GHz e 1 GB de RAM.

Pelo lado positivo, ele é muito confortável de segurar. Pessoas com mãos pequenas provavelmente ficarão empolgadas. Pessoas com mãos maiores não terão que esticá-la para chegar ao outro lado da tela. 4,3 polegadas parecem algo pequeno hoje em dia no mundo Android.

A outra boa notícia é que ele provavelmente será mais barato do que o S4. E precisa mesmo, já que este é um smartphone mid-range para os padrões atuais. Então por que ele tem a marca S4? É algo questionável.

Não há nada de errado com o S4 Mini, mas também não há nada de extraordinário nele. De jeito nenhum. Este teria sido um bom celular em 2012. Em 2013, não é nada demais.

Galaxy S4 vs. S4 Mini:

galaxy s4 zoom e mini

galaxy s4 zoom (2)