_iOS

[Hands-on] Um passeio completo pelo iOS 7

É difícil não se animar com o iOS 7 depois de testá-lo. Tim Cook disse, durante a keynote na WWDC, que a atualização reimagina virtualmente toda a experiência do iPhone. Enquanto ele não é lançado para todos – isso deve acontecer em setembro/outubro – eis uma visão mais de perto do que ele é capaz. […]

É difícil não se animar com o iOS 7 depois de testá-lo. Tim Cook disse, durante a keynote na WWDC, que a atualização reimagina virtualmente toda a experiência do iPhone. Enquanto ele não é lançado para todos – isso deve acontecer em setembro/outubro – eis uma visão mais de perto do que ele é capaz.

É interessante usar o iOS 7 não apenas pela nova interface de usuário, ou pelos ícones de apps. É por tudo, na verdade.

Algumas coisas parecem um pouco chamativas, como os ícones que flutuam meio que em três dimensões; enquanto muitas das mudanças são simples. A transformação é tão dramática que muitos dos apps nativos parecem quase irreconhecíveis; mas assim que você se acostumar com o novo visual, seu polegar assume o controle, encontrando naturalmente novos recursos de gestos em todos os lugares, da sua caixa de entrada à tela de bloqueio. Vejamos alguns dos destaques.

Vídeo

A multitarefa é simples

Lembra da multitarefa, aquela coisa que a Apple nunca conseguiu fazer muito bem? Agora, nesta atualização, a empresa faz isso de maneira fantástica. Basicamente, todos os seus apps agora podem usar multitarefa, e bastam dois toques do botão Home para acessá-los. Em vez de ver os ícones dos apps que estão rodando em segundo plano (como nas versões anteriores do iOS), o iOS 7 deixa você ver o que está acontecendo no app. E mesmo com tudo isso, a multitarefa está cerca de cinco vezes mais rápida e dez vezes mais bonita do que era.

Sim, é um pouco do que você já encontra no Android e Windows Phone – foi criado antes, no Palm webOS. Mas não dá para descartar uma melhoria tão grande por causa disso.

O Mail se parece muito com o Mailbox

Nos últimos meses, o cliente de email Mailbox recebeu muitos elogios pela sua interface baseada em gestos, que permite aos usuários limparem suas caixas de entrada com mais eficiência. Bem, parece que a Apple estava prestando atenção, e o novo app Mail tem visual e funcionamento bastante parecidos com o Mailbox.

Você não vai mais encontrar o botão Deletar ao deslizar a mensagem para a direita. Em vez disso, você desliza para a esquerda, onde encontra a opção para apagar, assim como para outras ações. Nem todas as funcionalidades do Mailbox estão presentes aqui, ao menos não por padrão. Você pode facilmente definir novas caixas de mensagens para as suas mensagens que precisam ser respondidas em até 24 horas, e as que podem esperar uma semana. Se você se organizar, o Mail pode oferecer uma experiência bem parecida com o Mailbox.

O app Música é um estouro

Para muitas pessoas, o iPhone é tão útil como um tocador de música quanto como um dispositivo de comunicação. E parece que a Apple gastou um bom tempo garantindo que o app de música fosse integrado de forma fluida ao resto do novo iOS. Na tela de bloqueio, os dois toques clássicos no botão Home trazem os controles familiares para qualquer música que esteja tocando. Uma deslizada de baixo da tela para cima mostra o novo Control Center com atalhos para tudo, desde AirDrop e AirPlay para o app da Calculadora e uma nova lanterna.

Dentro do app Música, tudo funciona basicamente como era antes. Existe, no entanto, uma nova interface para navegar pelos discos. Abandonando a antiga visualização no estilo carrossel (Cover Flow), o iOS 7 organiza todos os seus álbuns em blocos quando você coloca o smartphone na orientação paisagem. Tocar em um deles mostra todas as músicas dele. Parece uma atualização simples, e realmente é. E é por isso que é tão bom de usar.

O iTunes Radio, por outro lado, é o clone exato do Pandora que parecia ser, depois que a Apple o revelou. É um pouco decepcionante, mas é difícil ficar bravo por algo gratuito, ou que você jamais usará.

Nunca saia da tela de bloqueio

Como mencionei antes, existem muitas novas opções na nova tela de bloqueio. Deslizar do topo da tela mostra a nova Central de Notificações, com eventos de calendário e preços de ações como prioritários por padrão. Em vez de uma longa lista de itens, a nova central mostra as próximas horas do seu dia no formato de um calendário e também mostra algumas informações básicas sobre o que vai rolar amanhã. Isso faz você sentir que está recebendo uma nota do seu assistente pessoal sobre chamadas perdidas e sua agenda, em vez daquele monte de Post-Its empilhados que era a antiga Central de Notificações.

Puxar do canto inferior da tela mostra a imagem acima. Isto basicamente oferece acesso instantâneo a 13 coisas que você quer fazer rapidamente, mas sem desbloquear o iPhone. Sem nenhuma ordem em particular você pode desligar o Modo Avião, Wi-Fi, Bluetooth, Não Perturbe e travar o modo paisagem. Você pode ajustar o brilho e trocar de música. E abaixo das opções do AirDrop e AirPlay estão quatro utilitários: Lanterna, Alarme, Calculadora e Câmera. É tudo tão fácil que você se perguntará se um dia precisará desbloquear novamente seu iPhone.

A Siri ainda não chegou lá

Sem destinar muito espaço para coisas específicas, deixe-me dizer apenas que a Siri é tão decepcionante quanto sempre foi. Na maior parte do tempo. Ela está mais inteligente, mas você precisará usar o serviço para ela aprender a sua voz e saber como responder aos pedidos básicos. A assistente virtual também está mais anti-Google, e agora faz buscas usando o Bing. Uma coisa que parece bem legal na Siri é um pequeno pacote de recursos que surge quando você dirige. Então quando você perguntar “Siri, como eu chego em casa?”, ela dará uma resposta.

Imagens por todos os lados

Os apps Fotos e Vídeo tornam mais fácil e divertido navegar e compartilhar fotos com os amigos. Tudo é automaticamente organizado, muito como era em outras versões do iOS, mas as novas opções de compartilhamento em dois toques usando o AirPlay faz tudo ficar melhor. A interface de compartilhamento está disponível em todo o sistema operacional.

Assim como no resto das atualizações de apps, é óbvio que a Apple está tentando fazer com que você queira usar mais os apps de Foto e Vídeo. E funciona. Você realmente sente vontade de voltar e navegar por aquelas fotos antigas no seu smartphone. Também temos novas opções bem interessantes na câmera no iOS 7, incluindo uma opção de foto quadrada bem útil para o Instagram, assim como alguns filtros de imagens. A Apple claramente nunca quer que você deixe seus apps nativos para fazer as coisas nos outros.

Vídeo por Michael Hession

Sair da versão mobile