_Câmeras

Leica M Monochrom: uma câmera única monocromática

Fui convidado para a nova loja da Leica para conhecer alguns dos principais dispositivos da empresa nesta semana. Eu sabia das câmeras compactas dela, a X2 e a D-Lux 6, então tinha ideia de onde estava me metendo. Mas teve um produto que me chamou a atenção, algo completamente único entre todas as câmeras digitais atuais. […]

Fui convidado para a nova loja da Leica para conhecer alguns dos principais dispositivos da empresa nesta semana. Eu sabia das câmeras compactas dela, a X2 e a D-Lux 6, então tinha ideia de onde estava me metendo. Mas teve um produto que me chamou a atenção, algo completamente único entre todas as câmeras digitais atuais. A M Monochrom – uma câmera que fotografa apenas em preto e branco.

Ao remover o mecanismo que filtra a luz em cores antes de chegar no sensor, a Leica conseguiu criar uma câmera que é mais sensível à luz, com imagens em uma resolução maior. Fotos da M Monochrom são espetaculares com pouca luz, com padrão granulado firme e grande nível de detalhes, tudo isso em uma câmera sem foco automático, sem flash e sem modo “fácil”.

Apenas uma empresa como a Leica conseguiria fazer algo assim. Apenas uma empresa que pode fugir de padrões do mercado ao confiar em um nicho leal com preços exorbitantes poderia oferecer um produto que desafia o status quo. Afinal, quando qualquer imagem digital de qualquer câmera pode facilmente ser convertida para preto e branco com apenas um botão, quem gostaria de um dispositivo tão limitado?


ISO 1600

Felizmente para a Leica, a resposta para esta questão é exatamente o tipo de pessoa que costuma comprar as suas câmeras. Obsessivos, entusiastas hardcore, e aqueles que procuram uma experiência que, para eles, signifique a pureza de forma e técnica. Ah, e gente rica. Eu mencionei que a M Monochrom custa cerca de US$ 8.000? Então você precisa ser bem rico para comprá-la.
Como é tirar uma foto com uma M Monochrom? Pelo pouco tempo que eu brinquei com uma, pareceu bastante com o estilo da Leica e aquele sentimento que pertence apenas a ela, não importa o quanto empresas como a FujiFilm tentem emular. É estranho olhar para uma tela LCD depois de tirar uma foto e ver a imagem em preto e branco, mas isso faz você imediatamente pensar nas suas decisões de forma completamente diferente. É contemplativo e desafiante. Eu amei. Imagens em tamanho completo aqui.

Existem limitações, é claro. Normalmente, quando você converta uma imagem colorida para preto e branco, você pode fazer ajustes em valores de luminância de cada cor usando softwares como AlienSkin ou Adobe Lightroom. Essas manipulações podem alterar drasticamente as suas fotos. Com a Monochrom, no entanto, essas cores não existem. Você não pode simular um filtro vermelho ou azul. Você tem que fotografar com filtros físicos reais na sua lente para controlar o tom, exigindo prudência na hora de tirar fotos.

As boas pessoas da Leica não conseguiram me dizer se a Monochrom vai evoluir para novos modelos, ou se é uma experiência única. Qualquer que seja o caso, é bom ver uma empresa que tenta experimentar. Infelizmente, a única experiência que pode pagar por essas experiências é uma das que cobra preços mais exorbitantes pelos produtos. [Leica]

 

 

Sair da versão mobile