O que acontece quando você pega o Galaxy Tab 10.1, e coloca um hardware mais potente, partes de design do Galaxy S III e Windows RT? O resultado é o Ativ Tab, que nós fuçamos na IFA 2012.

Ele possui uma tela de 10,1″ e resolução 1366×768, além de alto-falantes nas laterais — menos chamativos que no ATIV Smart PC — e, claro, o botão Windows. Além disso, ele tem uma câmera frontal de 1,9MP, mais uma traseira de 5MP.

A traseira do Ativ Tab lembra bastante o Galaxy S III, com forma curvada e linhas azuis e brancas. Ele é fino, com 8,9mm de espessura, mas segurá-lo é bem confortável graças às linhas arredondadas da traseira. Com 565g, ele é bem leve.

Na época dos netbooks, usar o Windows em telas de 10,1″ não era uma experiência exatamente agradável. Mas não tive problemas no Ativ Tab: os elementos da interface no Windows RT não parecem pequenos demais, e mesmo na área de trabalho — onde ícones e botões são menores — a precisão ao toque era boa.

O Ativ Tab possui processador dual-core de 1,5 GHz e 2GB de RAM. E tudo funciona bem rápido: alternar entre apps, abri-los um a um e alterar a orientação do tablet.

O Windows RT acompanha o Office 2013 Preview. Ele exige que você se acostume um pouco: por exemplo, para digitar em uma planilha no Excel, você precisa sempre ativar o teclado, tocando em um ícone na barra de tarefas. Talvez ele ajude em edições rápidas, mas como ele não acompanha teclado físico – quem sabe a Samsung lance um acessório assim no futuro — não espere trabalhar pesado nele.

Teremos mais detalhes sobre o Ativ Tab, como duração de bateria, quando ele for lançado no final de outubro, junto ao Windows 8. Ele pode ser bem interessante, mas depende do preço: com opções de 32GB e 64GB, e sem rodar programas desktop (exceto os embutidos), ele não pode ser muito caro.